25.3 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 25 setembro, 2021
InícioMUNDOGoverno do Brasil leva ajuda humanitária ao Haiti após terremoto

Governo do Brasil leva ajuda humanitária ao Haiti após terremoto

Avião com bombeiros e insumos decolou da Base Aérea de Brasília na manhã deste domingo (22)
Por CenarioMT

O avião de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou rumo a Porto Príncipe, capital do Haiti, levando ajuda humanitária, neste domingo (22). A iniciativa é um esforço dos Ministérios da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Defesa (MD), Relações Exteriores (MRE), Saúde (MS) e Desenvolvimento Regional (MDR), em decorrência do terremoto de magnitude 7.2 que atingiu aquele país no sábado (14).

O Presidente Jair Bolsonaro acompanhou o embarque de passageiros e insumos da Base Aérea de Brasília. “A menos de uma semana, recebi a informação de um pedido de nossos irmãos haitianos. Rapidamente, com as Forças Armadas, com nosso Corpo Diplomático, entre outras instituições, essa missão foi rapidamente programada”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.


--Continua depois da publicidade--

A previsão de desembarque na capital haitiana é às 19h25 (horário de Brasília). A aeronave transporta 32 bombeiros militares e cerca de sete toneladas de materiais e equipamentos de emergência, do Corpo de Bombeiros do DF, de Minas Gerais e também da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Além desses, mais 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos do MS, que incluem cinco kits de 250 kg cada. Planejado para situações de desastres, o material visa atender até dez mil pessoas por unidade. Entre os insumos também estão presentes materiais de uso hospitalar disponibilizados pela Força Nacional do SUS, como macas, colares cervicais, biombos e outros. A assistência farmacêutica do Ministério disponibilizou, ainda, insulina humana tipo regular, medicamento que tem ação rápida em casos de choque, ocasionado pela diminuição anormal do volume do sangue.

Terremoto no Haiti

O Brasil manifestou solidariedade ao povo haitiano depois do terremoto que atingiu o país no último dia 14. O número de mortes ultrapassou 2 mil e foram centenas de feridos. Logo depois do terremoto de magnitude de 7,2, um ciclone tropical também atingiu o país, dificultando as buscas por sobreviventes.


--Continua depois da publicidade--

Em nota, o Governo Federal reafirmou o firme compromisso com a continuidade da ajuda humanitária prestada àquele país.

 

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,339FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,039SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PRESOS POR RECEPTAÇÃO
Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recupera equipamentos avaliados em R$ 80 mil
setembro 24, 2021
CASO CÂNDIDO FERNANDES
Principal suspeito de homicídio de pioneiro luverdense é preso em Itaituba-PA
setembro 24, 2021
VIOLÊNCIA SEXUAL
Em Lucas: delegado autua em flagrante idoso acusado de crime sexual
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde inicia aplicação de 3ª dose na vacinação contra a Covid-19
setembro 24, 2021