23.9 C
Lucas do Rio Verde
terça-feira, 02 março, 2021
Início MUNDO Governo abre mais 30 leitos para tratamento de Covid-19 em Manaus (AM)

Governo abre mais 30 leitos para tratamento de Covid-19 em Manaus (AM)

Local possui, ao todo, 81 leitos e já funcionou como hospital de campanha no ano passado
Por CenarioMT

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participou, nesta terça-feira (26), em Manaus (AM), da abertura de funcionamento do Hospital Nilton Lins. Acompanhado do governador do estado, Wilson Lima, o ministro também fez a entrega de 30 leitos exclusivos para tratamento de Covid-19 no local. O hospital, que ajudará a desafogar a rede hospitalar de Manaus, já começou a receber os primeiros pacientes.

“São 81 leitos com os concentradores de oxigênio. Trinta em funcionamento hoje, podendo chegar a 81 em curtíssimo prazo, porque o material já está aí”, afirmou o ministro. “ Além desses 81, nós chegaremos a 22 UTIs aqui no Nilton Lins e uma enfermaria, tipo a do Delphina Aziz, também de campanha, só que essa em estrutura física fixa para mais 50 leitos”, explicou.


--Continua depois da publicidade--

O hospital Nilton Lins já funcionou como Hospital de Campanha durante o primeiro pico da doença no estado do Amazonas, no ano passado, mas foi desativado quando o sistema hospitalar da cidade recuperou o equilíbrio, com a redução dos casos de internação.

Enfermaria Delphina Azis

Nesta quarta-feira (27), o ministro Eduardo Pazuello entrega, também em Manaus, a Enfermaria de Campanha do Hospital Delphina Aziz, como parte da estratégia do Ministério da Saúde de ampliar o número de leitos para o atendimento específico de Covid-19 na cidade. Será a primeira enfermaria autossustentável do Brasil, e conta com 50 leitos. Foi construída em área anexa ao hospital.

“No Delphina Azis, nós fizemos um modelo que eu considero que é exatamente o modelo que o Ministério da Saúde preconiza, que é desdobrar uma enfermaria de campanha em proveito de um hospital, usando as estruturas contratadas de pessoal, oxigênio, lixo hospitalar, apoio de medicamentos do hospital”, frisou.

A enfermaria foi trazida do Rio de Janeiro, pelo Ministério da Defesa. “Ele [Ministério da Defesa] desdobrou uma enfermaria de 50 leitos acoplada ao Delphina Azis, com duas usinas geradoras, permitindo sustentabilidade sem usar o oxigênio da White Martins”, ressaltou o ministro da Saúde.


--Continua depois da publicidade--

Reforço na estrutura de saúde

E para atender a nova estrutura de saúde em Manaus, o Governo Federal está cooperando na solução de contratação de pessoal, por meio dos Programa Mais Médicos e Brasil Conta Comigo. “Nós estamos trazendo 186 médicos e 472 demais profissionais de saúde de fora de Manaus por programas do Governo Federal.”



Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

ATENDENDO DECRETO
Lucas: Atendendo decreto estadual, Unilasalle suspende aulas presenciais
março 02, 2021
DIA DA MULHER
Lucas do Rio Verde vai realizar ações relativas ao Dia da Mulher de modo descentralizado
março 02, 2021