23.5 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 31 julho, 2021
InícioMUNDOGestor da saúde em Teresina pede desculpas após dizer que mulheres se...

Gestor da saúde em Teresina pede desculpas após dizer que mulheres se vacinam cedo para ‘fazer o almoço’

Por G1 PI

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o médico Gilberto Albuquerque, pediu desculpas após uma fala sua ter repercutido negativamente e ter sido avaliada como um comentário machista, quando ele falava que, na capital, mulheres são vacinadas pela manhã para “voltarem logo pra fazer a comida cedo”.

“Peço desculpas a todas as mulheres pelo comentário que eu fiz sobre vacinação. Reconheço o valor de todas vocês mulheres pelo empenho que têm nas conquistas realizadas e na importância que tem na sociedade”, afirmou Gilberto.

 


--Continua depois da publicidade--

A afirmação que repercutiu foi feita durante entrevista à TV Clube sobre a vacinação na capital e a FMS, após repercussão, disse que fala foi “em tom de brincadeira”.

Ao explicar a logística dos horários determinados para a imunização, o gestor disse que mulheres estão sendo vacinadas pela manhã, em pontos de drive thru, para voltarem para casa e fazerem o almoço.

Perguntado sobre o horário de vacinação das mulheres, Gilberto afirmou ser pela manhã “que é pras mulheres voltarem logo pra fazer a comida cedo, segue essa regra aí. Mulher tem prioridade, vai de manhã. Homem à tarde”, disse o gestor.

 

A FMS afirmou, em nota, que na vacinação de Teresina as mulheres são vacinadas no horário da manhã como prioridade e “reconhecimento por elas terem o dom da vida”.


--Continua depois da publicidade--

No comunicado, a fundação disse ainda que quando o presidente falou que as mulheres são vacinadas primeiro para depois ir fazer o almoço foi em tom de “brincadeira” e reconhecendo que as mulheres exercem mil funções no seu dia a dia seja como profissionais, mães, donas de casas, filhas, avós e netas. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.

Repercussão

 

A situação foi compartilhada e comentada nas redes sociais. “Meu pai que faz o almoço aqui em casa”, disse uma jovem em um dos perfis onde o vídeo com a fala do presidente da FMS foi publicado.

“Lá em casa quem faz sou eu, vou pela manhã então”, comentou um homem. E alguns internautas defenderam Gilberto e afirmaram entender o comentário como uma “brincadeira”.

“Dr. Gilberto é super engraçado, quem o conhece sabe como ele é. Não vi maldade…”, defendeu uma mulher. “Quem conhece ele sabe que ele é super brincalhão e não falou isso por maldade”, completou outra.

Em outro comentário, uma mulher questionou a postura do gestor: “Um homem de mais de 40 anos não aprendeu ainda sobre machismo? Quando os homens crescem?”.

Leia a nota da FMS na íntegra:

Na vacinação de Teresina às mulheres são vacinadas no horário da manhã como prioridade e reconhecimento por elas terem o dom da vida. O presidente quando falou que as mulheres são vacinadas primeiro para depois ir fazer o almoço foi em tom de brincadeira e reconhecendo que as mulheres exercem mil funções no seu dia à dia seja como profissionais, mães, donas de casas, filhas, avós e netas. Para o presidente da FMS às mulheres sempre em primeiro lugar.

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Lucas Forte de Novo tem 54% das propostas aprovadas
julho 31, 2021
POLÍTICA
Com fim do recesso, Câmara de Lucas retoma sessões ordinárias na próxima segunda
julho 31, 2021