23.3 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 04 dezembro, 2020
Início MUNDO Geração nem-nem: número de jovens que não estudam e nem trabalham bate...

Geração nem-nem: número de jovens que não estudam e nem trabalham bate o recorde

Por CENÁRIOMT

O número de jovens que não estudam e nem trabalham (os chamados nem-nem) já era alto, mas a pandemia fez esse volume crescer de uma forma recorde.  A população na faixa etária de 20 a 24 anos nessa situação subiu de 28,6% no último trimestre de 2019 para 35,2% no segundo trimestre de 2020.

De acordo com um levantamento do jornal O GLOBO, na faixa entre 25 e 29 anos, a população de nem-nem subiu de 25,5% para 33%.

Os prejuízos nas áreas educacional e profissional serão imensuráveis, pois estes jovens não terão o preparo necessário para o mercado de trabalho.

Papel da escola

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) traz uma análise detalhada do mercado de trabalho no Brasil. Segundo o documento, 73% da geração nem-nem é formada por mulheres, tendo a gravidez precoce como principal causa. A pesquisadora do Ipea Maria Andréia Lameiras aponta ainda a falta de qualificação profissional como uma das dificuldades para que os jovens conquistem uma vaga.

— Uma das saídas para esse problema seriam cursos específicos, de curta duração e com objetivo mais determinado, a fim de qualificar essa mão de obra — explica Maria Andréia.

O Brasil tem 3 milhões de pessoas desocupadas que estão procurando emprego há mais de dois anos, e cerca de 5 milhões de desalentados — aqueles em idade ativa que desistiram de procurar trabalho porque perderam a esperança. Segundo o Ipea, metade deles não completou o ensino fundamental, 25% estão na faixa etária de 18 a 24 anos e 60% moram no Nordeste.

 

 

 

 



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Laço Branco exalta tratamento digno às mulheres com pedalada neste sábado

Subir na bike e empunhar a bandeira da não violência contra as mulheres e das relações afetivas harmônicas e equilibradas entre os sexos é...

Brasil tem mais de 40 mil casos de Covid por dia na média móvel

O consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais...

Governo vai cobrar por SMS que 2,6 milhões de pessoas devolvam auxílio emergencial irregular

O governo federal deve enviar, ainda este mês, mensagens de celular a 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial sem ter direito ao benefício. O...

Libertadores: Grêmio vence Guaraní e está nas quartas de final

O Grêmio garantiu nesta quinta-feira (3) a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores após derrotar o Guaraní (Paraguai) em Porto Alegre...
Publicidade
x