22.9 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 04 março, 2021
Início MUNDO Funai lança protocolo de saúde para viagens de artesãos indígenas

Funai lança protocolo de saúde para viagens de artesãos indígenas

Documento reúne orientações aos indígenas que se deslocam para cidades para comercializar seus produtos
Por CenarioMT

 A Unidade da Fundação Nacional do Índio (Funai) localizada em São José (SC) definiu um protocolo de saúde e segurança para o deslocamento e a permanência de artesãos indígenas nas cidades turísticas de Santa Catarina durante a alta temporada. O documento reúne recomendações aos indígenas e também ao poder público, a fim de garantir a proteção social e o bem-estar das famílias que anualmente se deslocam das aldeias e se instalam nessas cidades até o final do verão, em março, para comercializar seus produtos.

Aos artesãos indígenas que pretendem se deslocar, o protocolo de saúde e segurança recomenda utilizar sempre máscaras; manter a distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas, e evitar ao máximo aglomerações, principalmente durante a exposição e venda do artesanato; lavar as mãos com água e sabão antes e após se deslocar pelo município para venda de artesanato, e após o manuseio dos materiais; realizar a limpeza do artesanato sempre que necessário e após o manuseio desses itens por outras pessoas.


--Continua depois da publicidade--

Também é necessário comunicar imediatamente o surgimento de sintomas aos órgãos públicos responsáveis, como dores no corpo, febre, tosse, dificuldade de respiração, para atendimento e adoção de medidas imediatas, mantendo isolamento social.

Ao estabelecer ainda recomendações para municípios de origem e destino dos indígenas, o protocolo de saúde e segurança mobiliza outras três unidades da Funai na Região Sul: as coordenações regionais em Passo Fundo (RS), Guarapuava (PR) e Chapecó (SC).

 



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Prefeitura acata decreto estadual enquanto aguarda resposta do governo sobre flexibilizações
março 04, 2021
PREÇOS ALTOS
Lucas: Populares se mobilizam e organizam manifesto contra preços de combustíveis
março 04, 2021