31.8 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 30 junho, 2022
Publicidade
InícioMUNDOFaltam medicamentos para mais de 1.100 farmacêuticos em SP, diz levantamento

Faltam medicamentos para mais de 1.100 farmacêuticos em SP, diz levantamento

Texto por R7

Pelo menos 1.123 instituições farmacêuticas em São Paulo sofrem com a falta de medicamentos, revelou um levantamento do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo). A taxa corresponde a 98,52% das 1.152 respostas válidas da pesquisa, realizada com um questionário de 20 perguntas entre 19 e 30 de maio deste ano.

A maioria dos estabelecimentos que relatam a carência é do setor privado. Já 10,24% são do setor público (administração direta) e o restante se divide em setor público (parceria privada e terceirizações) e estabelecimentos filantrópicos, beneficentes, mistos e autarquias.


--Continua depois da publicidade--

Do total, 93,49% dos participantes relataram sofrer com a falta de antimicrobianos (os mais citados são amoxicilina e azitromicina); 76,56%, com a falta de medicamentos mucolíticos (acetilcisteína e ambroxol); 68,66%, com a falta de medicamentos anti-histamínicos (dexclorfeniramina e loratadina); 60,59%, com a falta de medicamentos analgésicos (dipirona, ibuprofeno e paracetamol); e 37,15% relataram a falta de outras classes.

“Os relatos mostraram que os medicamentos em falta são principalmente em suas formulações líquidas, o que prejudica, em especial, a população pediátrica, já que a maioria dos medicamentos para esse público é na forma líquida por serem mais fáceis de administrar”, afirmou o presidente do CRF-SP, Marcelo Polacow.

Ainda de acordo com o CRF, os farmacêuticos entrevistados apontaram como motivos da falta de determinados medicamentos a escassez de mercado, alta demanda não esperada, falha do fornecedor e preço alto impraticável. A guerra na Ucrânia e o lockdown na China também foram citados como causadores de problemas logísticos para a distribuição de insumos e medicamentos.

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

AVANÇO
Fundação Rio Verde: Investimento em maquinário eleva qualidade dos resultados de pesquisa científica
junho 30, 2022
Investigação
Vigilantes são detidos por furtar computadores de multinacional em Lucas do Rio Verde
junho 30, 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Comandante geral da PMMT diz ver Lucas com grande potencial na área de segurança
junho 30, 2022
PRISÃO
Foragido da Justiça é preso em Lucas do Rio Verde
junho 30, 2022