36.4 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 24 setembro, 2021
InícioMUNDOExibição de blindados em Brasília não tem relação com votação da PEC...

Exibição de blindados em Brasília não tem relação com votação da PEC do voto impresso, diz Marinha

Por Pedro Henrique Gomes, G1

A Marinha divulgou uma nota nesta segunda-feira (9) na qual afirmou que a exibição de veículos blindados e armamentos nesta terça (10) em Brasília não tem relação com a votação da PEC do voto impresso pela Câmara dos Deputados.

A Câmara analisará nesta terça a PEC que prevê a adoção do voto impresso, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e já julgado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro tem dito que, se não houver voto impresso, pode não haver eleições em 2022, tese já rechaçada pelos chefes dos demais poderes.


--Continua depois da publicidade--

A exibição das Forças Armadas foi anunciada para as 8h30 desta terça no Palácio do Planalto com a presença de Bolsonaro. Parlamentares de oposição, contudo, reagiram, anunciando ação na Justiça e manifestação a favor da democracia.

“Essa entrega simbólica foi planejada antes da agenda para a votação da PEC 135/2019 no plenário da Câmara dos Deputados, não possuindo relação com a mesma ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República”, afirmou a Marinha.

Segundo a Marinha, o evento desta terça servirá para que Bolsonaro seja chamado a participar de um treinamento militar no próximo dia 16, em Formosa (GO).

‘Trágica coincidência’

 


--Continua depois da publicidade--

Questionado nesta segunda-feira sobre o assunto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chamou de “trágica coincidência” a exibição no mesmo dia da votação da proposta.

Em entrevista ao site O Antagonista, Lira afirmou que pode adiar a votação da PEC se houver pedido dos líderes partidários.

“Nunca houve um desfile para a operação Formosa na Esplanada dos Ministérios que foi parar na frente do Palácio do Planalto. Eu acredito que, com relação à votação, não deveremos ter problema. Se os deputados quiserem e a população achar que é conveniente, podemos, a gente pode adiar a votação”, declarou Lira.

O que diz a Marinha

 

Na nota desta segunda, a Marinha informou que a entrega do convite a Bolsonaro foi planejada para “contemplar um comboio composto por algumas das principais viaturas, cujo total da Operação é 150”.

Desse comboio, diz a Marinha, 14 viaturas ficarão em exposição em frente ao prédio da Marinha na Esplanada dos Ministérios na terça-feira (10).

A Marinha afirma que diversas autoridades são convidadas para assistir a uma demonstração. De acordo com a Marinha, serão convidados:

  • Jair Bolsonaro, presidente da República;
  • Hamilton Mourão, vice-presidente da República;
  • ministros de Estado;
  • Rodrigo Pacheco, presidente do Senado;
  • Arthur Lira, presidente da Câmara;
  • outras autoridades.

 


--Continua depois da publicidade--
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,334FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

PRESOS POR RECEPTAÇÃO
Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recupera equipamentos avaliados em R$ 80 mil
setembro 24, 2021
CASO CÂNDIDO FERNANDES
Principal suspeito de homicídio de pioneiro luverdense é preso em Itaituba-PA
setembro 24, 2021
VIOLÊNCIA SEXUAL
Em Lucas: delegado autua em flagrante idoso acusado de crime sexual
setembro 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde inicia aplicação de 3ª dose na vacinação contra a Covid-19
setembro 24, 2021