21.5 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 29 novembro, 2020
Início MUNDO Escola Sesc de Ensino Médio lança programa tutorial de EAD gratuito

Escola Sesc de Ensino Médio lança programa tutorial de EAD gratuito

Alunos da rede pública e de menor renda familiar têm prioridade
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

A Escola Sesc de Ensino Médio está lançando um programa gratuito de acompanhamento educacional virtual, com prioridade para estudantes da rede pública de ensino. Trata-se do Programa de Tutoria Educacional à Distância (PTED), que prevê atender mais de 800 alunos de todos os estados, com foco nos estudantes da rede pública e de menor renda familiar, aproveitando a experiência adquirida nesse período de aulas remotas, devido à pandemia do novo coronavírus. As inscrições para o PTED começarão no dia 18 de agosto e serão feitas digitalmente, no site da Escola Sesc do Ensino Médio.

Durante três anos, os participantes do PTED terão apoio nas disciplinas curriculares, por meio de videoaulas e outras estratégias de aprendizagem disponibilizadas em uma plataforma digital completa e com acompanhamento direto de educadores experientes. Além do suporte acadêmico, os jovens terão à sua disposição o acompanhamento tutorial com profissionais especializados, acesso a atividades culturais, apoio específico voltado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), palestras motivacionais, educacionais e de orientação de carreira.Todos os serviços serão gratuitos, informou hoje (26) a assessoria de imprensa do Sesc.

Rompendo fronteira

O diretor da Escola Sesc, Luiz Fernando Barros, destacou que, com o PTED, a excelência educacional da instituição vai romper a fronteira do campus, instalado no Rio de Janeiro, para aprimorar o ensino de jovens regularmente matriculados em diferentes colégios em todo o país. Barros reforçou que uma das missões da escola é o compromisso social com o futuro dos jovens do Brasil. “A pandemia nos ajudou a perceber que é possível levar para além dos nossos muros esse compromisso. Esse é um programa que busca aprendizagem mediada pela tecnologia, mas a partir de uma educação humanizada e personalizada, para que esses jovens atendidos tenham educadores apaixonados por ensinar à disposição deles, trabalhando juntos para realizar seus sonhos”.

Barros explicou que muitas experiências em educação à distância (EaD), ainda que bem sucedidas, encontram dificuldade em aderir aos processos de aprendizagem porque têm conteúdo uniformizado. Segundo afirmou, isso não atende à diversidade dos jovens e das suas aspirações. “O PTED não vai incorrer nesses erros, porque vamos humanizar essas relações entre os estudantes e os professores”, manifestou.

A plataforma de ensino a distância da Escola Sesc também está adaptada para permitir o acesso fácil por meio de smartphones. Os métodos de aprendizagem consideram a dificuldade de acesso à internet que a maioria dos estudantes da rede pública tem relatado nesse período sem aulas presenciais. Barros afiançou que serão elaboradas mais parcerias e alternativas de modo a tornar a tecnologia uma aliada dos estudantes e não uma barreira para o funcionamento do PTED.

Atendimento

Inaugurada em 2008 e instalada em um campus de 131 mil metros quadrados em Jacarepaguá, zona oeste da capital fluminense, a Escola Sesc de Ensino Médio atende a cerca de 500 jovens, que têm a oportunidade de convívio com a diversidade cultural brasileira através de espaços de experimentação, pesquisa e produção do conhecimento, além de promoção do desenvolvimento humano.

A instituição recebe estudantes por meio de dois modelos: no regime residencial, são atendidos alunos oriundos de todos os estados brasileiros; já o regime externo recebe adolescentes do próprio estado do Rio de Janeiro. Os estudantes de ambos os regimes formam, juntamente com a equipe de educadores, uma comunidade de aprendizagem cujo objetivo principal é a efetiva transformação de vida desses jovens.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Valéria destaca confiança de Pia e explica emoção após gol em estreia

A camisa da seleção brasileira feminina parece não ter pesado quase nada para Valéria. Na primeira vez dela com a amarelinha, a meia de 22 anos...

Arena da Educação realiza campanha de arrecadação de livros

A Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena Educação, está organizando uma campanha de arrecadação de livros de diversos gêneros para compor a biblioteca...

Com simulação de conflitos reais, agentes se capacitam para operar no Sistema Socioeducativo

Com simulações de situações extremas que envolvem pessoas e segurança, 50 Agentes de Segurança Socioeducativo participam do 2º Curso de Operações Socioeducativas Especializadas. Instruções...

Corpo de Bombeiros recebe cão para auxiliar nas ocorrências de busca, resgate e salvamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso contará com um reforço animal na equipe. A nova parceira de apenas três meses é uma...
Publicidade
x