O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta os participantes do Enem 2025 que ainda não quitaram a taxa de inscrição de R$ 85: o prazo termina nesta sexta-feira (27).
Mensagens estão sendo enviadas aos e-mails e números de WhatsApp cadastrados no ato da inscrição, lembrando os candidatos não isentos da necessidade de pagamento para garantir a participação nas provas.
Candidatos que já pagaram a taxa devem desconsiderar o aviso. Ainda assim, é possível optar por continuar recebendo comunicados oficiais do governo federal sobre o exame.
Formas de pagamento
A taxa pode ser paga via Pix (por QR Code disponível no boleto), cartão de crédito, débito em conta ou poupança. O pagamento pode ser feito pelo aplicativo bancário, em lotéricas ou agências físicas. O boleto está disponível na Página do Participante.
Importante: o Inep reforça que outros sites que cobram taxas não são oficiais.
Estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 têm isenção automática e não recebem boleto.
Prazo para recurso
Também até esta sexta (27), termina o prazo para recurso de pedidos negados de atendimento especializado. A solicitação deve ser feita na Página do Participante, com documentação que comprove a condição, como deficiência ou transtornos específicos (autismo, dislexia, TDAH, entre outros).
Informações oficiais
O Inep disponibiliza em seu portal uma página com o cronograma completo e orientações do Enem, além de perguntas frequentes respondidas aos candidatos.
Datas das provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), as datas foram ajustadas para 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 em Belém.