23.9 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 16 janeiro, 2022
Publicidade
InícioMUNDOEm Israel, Brasil fecha acordo de cooperação para enfrentamento à Covid-19

Em Israel, Brasil fecha acordo de cooperação para enfrentamento à Covid-19

A visita também tem o objetivo de estreitar as relações entre os países
Por CenarioMT

Em visita oficial à Israel, a delegação de autoridades brasileiras firmou cooperação, de curto prazo, com o Instituto Weizmann, para pesquisas de combate à Covid. A longo prazo, foi estabelecida cooperação em outras áreas, entre elas, a bioeconomia.

“Nos permitirá começar, em breve, muito em breve, uma rede entre cientistas brasileiros e israelenses para tratar de diferentes aspectos no combate à Covid-19. Isso, no curtíssimo prazo e também, no mais longo prazo, em outras áreas como meio ambiente”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A delegação, chefiada pelo ministro, está em Israel para a troca de informações sobre a Covid-19 e assinatura de acordos de cooperação entre os dois países.


--Continua depois da publicidade--

O Instituto Weizmann é um dos maiores institutos de pesquisa do mundo. A cooperação relacionada ao combate ao novo coronavírus se dará entre o Weizmann e a RedeVírus, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a participação do Ministério da Saúde.

De acordo com o MCTI, haverá, de imediato, reuniões entre os pesquisadores dos dois lados sobre temas como vacinas e novas drogas.

Declaração Conjunta

Os chanceleres do Brasil e de Israel, Gabi Ashkenazi, se reuniram e emitiram Declaração Conjunta em que tratam de avanços concretos na relação entre os dois países e destacam a determinação de cooperar no combate à Covid-19.

De acordo com o ministro Ernesto Araújo, a reunião tratou de temas variados, com destaque para o enfrentamento à Covid-19. “Falamos de todo o espectro da excelente relação do Brasil com Israel, da implementação de todos os acordos assinados quando o Presidente Bolsonaro veio, em 2019”, contou Ernesto Araújo. “Falamos na cooperação com Israel na segurança, na cibersegurança, nos produtos de defesa e na ciência e tecnologia, na cooperação espacial”, completou.


--Continua depois da publicidade--

A declaração conjunta dos chanceleres registra que “os ministros Ashkenazi e Araújo reiteraram o interesse mútuo de Brasil e Israel em intensificar o diálogo e elevar a aliança a um patamar estratégico, enfatizando o compromisso de enfrentar os múltiplos desafios colocados pela Covid-19”.

De acordo com o documento, ambos assumiram o compromisso de apoiar engajamentos e a fomentar parcerias entre institutos de pesquisa em Israel e no Brasil, nos setores público e privado, para o desenvolvimento de vacinas, tratamentos e medicamentos para o novo coronavírus.

A missão

A comitiva brasileira partiu para Israel no último sábado (6) integrada pelo ministro das Relações Exteriores, representantes dos ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovações e parlamentares com o objetivo de ampliar o intercâmbio de informações sobre a Covid-19, além da assinatura de acordos de cooperação entre o Brasil e Israel.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade

Redes sociais

107,352FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,120SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

ATUALIZAÇÃO
Covid-19: Saúde de Lucas do Rio Verde confirma 35 novas notificações e número de casos ativos chega a 285
janeiro 16, 2022
LEI MARIA DA PENHA
Homem é preso em flagrante pela Polícia Civil após agredir companheira com pedaço de madeira em Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022
Covid em crianças
Profissionais da Saúde de Lucas do Rio Verde participam de reunião para tratar da vacinação contra a Covid em crianças
janeiro 16, 2022
Lucas do Rio Verde
Equipe de Esporte e Lazer visita local onde será construído o Complexo Esportivo de Lucas do Rio Verde
janeiro 16, 2022