32.2 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 agosto, 2022
Publicidade
InícioMUNDODiálogo Brasil debate subutilização de hidrovias no país

Diálogo Brasil debate subutilização de hidrovias no país

Texto por Agência Brasil

O país tem 12 grandes bacias hidrográficas, com rios extensos e volumosos, mas usa as rodovias para transportar mais de 60% das cargas e as ferrovias para levar outros 21%, cabendo apenas 13% às hidrovias. Para debater a subutilização do transporte hidroviário, o programa Diálogo Brasil entrevista nesta segunda-feira (26) o coordenador-geral de Informação da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário do Ministério dos Transportes, Antonio Maurício Ferreira Netto, e a coordenadora de Desenvolvimento de Transportes da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Fernanda Rezende.

Além da vantagem do frete mais barato, com a redução dos custos das empresas com logística, os dois convidados destacam os ganhos ambientais com o uso das hidrovias, inclusive como meio de ajudar o Brasil a cumprir as metas do Acordo de Paris. Citam, ainda, a geração de emprego e renda e a capacidade desse meio de transporte de induzir o crescimento local e regional com a abertura de portos e promover a difusão de conhecimento. A representante da CNT, contudo, cobra regras mais claras e segurança jurídica para atrair investimento privado. Antonio Netto reconhece as restrições orçamentárias do país no momento, mas diz ser preciso buscar fontes de recursos, ao citar as experiências da Europa e dos Estados Unidos.


--Continua depois da publicidade--

A falta de investimentos no setor é uma queixa também do presidente da Fenavega, a Federação Nacional das Empresas de Navegação, Raimundo Holanda e Filho, que participa do programa, por meio de depoimento gravado. Da mesma forma, o coordenador-geral de Infraestrutura e Logística para a Agropecuária, Carlos Alberto Nunes Batista, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fala das hidrovias na Amazônia, e o assessor especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, Palmínio Altimari, tece considerações sobre projetos relacionados à Hidrovia Tietê-Paraná. Com apresentação do jornalista Maranhão Viegas, o Diálogo Brasil vai ao ar toda segunda-feira, às 22h15, pela TV Brasil.

Edição: Talita Cavalcante

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

ARMAZENAGEM
Mato Grosso: Pesquisador fala sobre preocupações e prejuízos em estocar milho a céu aberto
agosto 08, 2022
Lucas do Rio Verde
Nota de pesar - Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências a familiares e amigos da médica veterinária Érica Fernanda de Jesus Fernandes
agosto 08, 2022
Lucas do Rio Verde
Quatro PSFs estarão fechados no período vespertino durante essa semana
agosto 08, 2022
Lucas do Rio Verde
Procon de Lucas do Rio Verde orienta sobre compras para o Dia dos Pais
agosto 08, 2022