19 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 13 agosto, 2022
Publicidade
InícioMUNDOCriança Feliz supera 60 milhões de visitas domiciliares

Criança Feliz supera 60 milhões de visitas domiciliares

Programa de atenção à primeira infância do Governo Federal está ativo em mais de três mil municípios em todos os estados e no DF
Texto por CenarioMT

Principal estratégia de atenção à primeira infância do Governo Federal, o Criança Feliz, programa do Ministério da Cidadania, abriu o mês de março com 60 milhões de visitas domiciliares registradas na história do programa. Segundo informações da Secretaria de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, o Criança Feliz está com adesão ativa em 3.027 municípios e acumula 1,59 milhão de indivíduos visitados em 1,33 milhão de famílias. São 1,27 milhão de crianças e 321 mil gestantes.

O estado com maior número de municípios com adesão ativa é a Bahia, com 373, seguido por Minas Gerais, com 328. Na sequência aparecem São Paulo (220), Maranhão (213) e Piauí (204). Segundo o acompanhamento feito pela equipe técnica do Ministério da Cidadania, há outros 1.103 municípios elegíveis para fazer parte do programa.


--Continua depois da publicidade--

A primeira infância corresponde ao período da gestação até os seis anos e é considerada uma janela de oportunidade. É a fase em que a plasticidade cerebral do ser humano é maior para receber estímulos.

O Criança Feliz reúne áreas de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos com a finalidade de promover o desenvolvimento social e cognitivo das crianças. Um dos focos é dar suporte aos cuidadores e aprofundar a parentalidade na família.

Os meninos e meninas são estimulados nos aspectos de linguagem, cognição, vínculos afetivos e socialização. O programa traz, inclusive, a perspectiva de que é possível para os pais e cuidadores trabalharem com as crianças com materiais simples, disponíveis em casa, sem investimentos caros.

O Criança Feliz leva o Governo Federal para dentro das casas das famílias vulneráveis, carregando a perspectiva de intervenção para o desenvolvimento infantil e observando outras possíveis vulnerabilidades da família para articular potenciais atendimentos adicionais dentro da rede governamental.


--Continua depois da publicidade--

O programa está presente em todos os estados e no Distrito Federal e atende prioritariamente gestantes, crianças de até trinta e seis meses (três anos) e suas famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, além de crianças de até setenta e dois meses (seis anos) e suas famílias inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Investimentos

Desde janeiro de 2019, o Governo Federal intensificou os investimentos no Criança Feliz. Houve aumento no repasse de recursos aos estados e municípios, com investimento superior a R$ 860 milhões de 2019 ao fim de 2021. Em 2019, o programa recebeu o Prêmio Wise Awards, como uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais de educação.

Com informações do Ministério da Cidadania

Gustavo Praiado
Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

INVESTIGAÇÃO
Polícia Civil investiga roubo ocorrido em residência em Lucas do Rio Verde
agosto 12, 2022
COMEMORAÇÃO
Acilve realiza sorteio em ação para comemorar o Dia dos Pais
agosto 12, 2022
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em algodoeira em Lucas do Rio Verde; VÍDEOS
agosto 12, 2022
SOLIDARIEDADE
McDia Feliz: meta para campanha em Lucas do Rio Verde é vender 2 mil tíquetes
agosto 12, 2022