26.1 C
Lucas do Rio Verde
domingo, 26 setembro, 2021
InícioMUNDOCovid-19: DF começa a vacinar adultos com 35 anos na quinta-feira

Covid-19: DF começa a vacinar adultos com 35 anos na quinta-feira

A Secretaria de Saúde receberá 43 mil doses para aplicação da 1ª dose. Já para a 2ª dose, serão disponibilizadas 122 mil doses.
Por Jonas Valente – Repórter Agência Brasil - Brasília

O governo do Distrito Federal informou hoje (26) que iniciará a vacinação contra covid-19 de adultos a partir de 35 anos na quinta-feira (29). A Secretaria de Saúde receberá 43 mil doses para aplicação da 1ª dose. Já para a 2ª dose, serão disponibilizadas 122 mil doses.

Amanhã (27) será feita antecipação de vacinação de professores, enquanto de 5ª a sábado haverá uma repescagem da categoria. No DF, parte dos docentes recebeu doses do imunizante da Janssen, de dose única, para antecipar a conclusão do ciclo vacinal diante da retomada das aulas no 2º semestre.


--Continua depois da publicidade--

O Distrito Federal ingressou com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para ter direito a uma quantidade suplementar de imunizantes, de 250 mil doses. O GDF argumenta que recebeu menos do que deveria e que imunizou pessoas de outros estados.

“A expectativa que o Ministério da Saúde tinha era muito aquém do que precisava. O que ocorreu foi uma vacinação maior do que a prevista pelo ministério”, afirmou o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha.

Até o momento, o Ministério da Saúde repassou 2.027.800 doses do Distrito Federal.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou que há um lote grande separado para a 2ª dose e pediu que as pessoas concluam o ciclo vacinal. “As pessoas que têm, na sua carteirinha, a data desta semana não deixem de ir”, recomendou.


--Continua depois da publicidade--

Mutirão

No último fim de semana, o DF fez um mutirão para imunização de maiores de 37 anos. Foram vacinadas 138,8 mil pessoas, sendo 112,6 mil com a 1ª dose e o restante com a 2ª dose ou dose única. Até a semana anterior, a vacinação no DF era feita por meio de agendamento pela internet. Depois de inúmeras críticas relativas à instabilidade do site e à falta de vagas, o governo resolveu adotar um novo procedimento: basta ir a um posto de saúde com um documento de identificação que comprove a idade para que o cidadão seja vacinado.

Variante delta

Os gestores do DF voltaram a citar a preocupação com a variante delta do novo coronavírus. Segundo Osnei Okumoto, até o momento, há 45 casos confirmados da variante e a capital já está com transmissão comunitária, quando não é mais possível mapear o primeiro caso.

Foram registrados casos no Hospital de Apoio montado para atender pacientes com covid-19, inclusive em trabalhadores de saúde na unidade. “Uma suspeita é que poderia ter sido visitas. Mas não há confirmação. É um início de investigação”, disse o secretário de Saúde.

Lucas do Rio Verde vacina contra Covid pessoas com 35 anos ou mais a partir desta quarta-feira (28)

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Atualmente, trabalha na equipe do portal CenárioMT, produzindo conteúdo sobre economia, esportes e direitos da população brasileira, gosta de assistir séries, filmes de ação e de videogames. Editor também em conteúdos regionais, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.

Redes sociais

107,342FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,040SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

TRISTEZA NA PEDREIRA
Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Lucas do Rio Verde
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
Corrida Setembro Amarelo é marcada pela alegria e boa participação dos luverdenses
setembro 26, 2021
LUTO
Caminhoneiro que residia em Lucas do Rio Verde é encontrado morto no interior do Paraná
setembro 26, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Luverdenses de 18 anos completos ou mais são convocados para vacinação contra a Covid-19
setembro 25, 2021