24.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 26 julho, 2021
InícioMUNDOCovid-19: confirmada variante Alfa (B.1.1.7) no Rio de Janeiro

Covid-19: confirmada variante Alfa (B.1.1.7) no Rio de Janeiro

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o município de São Gonçalo investiga se o paciente foi infectado pela variante britânica no estado ou se o caso é importado.
Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro já identificou casos da nova variante britânica do coronavírus, conhecida como Alpha (B.1.1.7) no estado. Um deles é morador de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O caso foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio às autoridades municipais de São Gonçalo em 9 de junho.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o município ainda investiga se o paciente foi infectado dentro do estado ou se o caso é importado, tendo vindo de outro estado ou de outro país.


--Continua depois da publicidade--

A Secretaria de Saúde alerta que, independentemente das variantes, as medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem as mesmas. Não haverá, portanto, alteração dos protocolos sanitários que já estão sendo adotados.

Variante Alfa (B.1.1.7)

Identificada no Reino Unido em setembro de 2020, a cepa alfa foi classificada como variante de preocupação pela OMS em 18 de dezembro de 2020. Estudos mostram que a linhagem tem uma taxa de transmissão 30% a 50% maior do que variantes anteriores. Ela foi responsável pela segunda onda de covid-19 no Reino Unido e em outras nações europeias no final de 2020 e já foi detectada em 140 países, incluindo o Brasil. Em abril de 2021, tornou-se a principal variante em circulação nos Estados Unidos. Alguns estudos indicam que o vírus alfa pode causar um quadro de sintomas mais grave e aumentar o risco de morte, mas ainda não há consenso quanto a isso. As vacinas em uso funcionam normalmente contra essa variante.

Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

PRIMEIROS TRÊS PONTOS
LEC marca de pênalti, suporta pressão e vence a primeira no Estadual Sub19
julho 26, 2021
SOLIDARIEDADE
Campanha coleta mais 57 bolsas de sangue em Lucas do Rio Verde
julho 26, 2021