15.6 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 07 maio, 2021
InícioMUNDOCovid-19: Aumentam os casos confirmados entre populações indígenas

Covid-19: Aumentam os casos confirmados entre populações indígenas

Por CenárioMT/Gau Figueirêdo

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) fez um balanço e apontou a existência de 23 casos confirmados de Covid-19 entre a população indígena. As informações foram atualizadas na tarde desta quinta, 16. É provável que exista outros 25 casos suspeitos que estão sob investigação.

A concentração dos casos confirmados encontram-se em 5 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) que estão todos localizados na região norte do Brasil, os quais são os seguintes: Alto Rio Solimões (8 casos ou 34,8%), Manaus (12 casos ou 52,2%), Médio Rio Purus, Parintins e Yanomami (com um caso ou 4,3% em cada). Em dados mais específicos, 12 pacientes são mulheres e 11 são homens.


--Continua depois da publicidade--

A média de idade entre os indígenas contaminados é de 32 anos de idade e somente dois possuem entre 60 e 79 anos. Os yanomamis tiveram uma vítima fatal: o indígena Alvaney Xiriana que faleceu com apenas 15 anos de idade.

A Sesai considera em seus cálculos 46 casos que foram descartados após a realização dos testes, o que representa quase metade (algo em torno de 48,9% do total) e mais 6 recuperações que foram identificadas e consideradas como curas clínicas. Sendo assim, o total alcançado é de 3 óbitos de indígenas que foram infectados pelo Sars-Cov-2, cujos registros oficiais constam nos dados oficiais do governo federal.

O primeiro paciente que teve o diagnóstico para coronavirus confirmado apresentou os primeiros sintomas em 17 de março. Segundo a Sesai, 7 infectados declararam que realizaram viagens para os locais onde foram identificados a transmissão comunitária, ou seja, quando se torna praticamente impossível fazer um mapeamento da cadeia de propagação, e 12 casos tiveram contato próximo com alguma pessoa suspeita de Covid-19. Já 12 casos são oriundos de aldeias próximas a municípios com transmissão comunitária declarada.


© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Temperatura amena
Sexta-feira fria em Mato Grosso
maio 07, 2021
PRIMEIRO ESCALÃO
Por motivos pessoais, Franz deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde
maio 06, 2021