30.2 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 17 setembro, 2021
InícioMUNDOCoronavírus sofre mutação quase semanalmente

Coronavírus sofre mutação quase semanalmente

Por GALILEU

O coronavírus Sars-CoV-2 sofre mutação quase uma vez por semana – uma taxa 50% maior do que se pensava antes. A nova estimativa está em um estudo, publicado em 24 de agosto, no jornal científico Genome Biology and Evolution.

A pesquisa indica que a taxa de mutação anterior não incluía todas as variantes do coronavírus existentes, pois algumas delas nunca foram sequenciadas. A descoberta contou com a participação de pesquisadores da Universidade de Bath e da Universidade de Edimburgo, ambas no Reino Unido.


--Continua depois da publicidade--

Dessa vez, os cientistas consideraram mutações prejudiciais à sobrevivência do Sars-CoV-2. Normalmente, essas variações tornam os genes do vírus mais curtos ou comprometem a função das proteínas virais, como a proteína spike, auxiliadora do coronavírus na hora dele invadir as células.

É comum que esse tipo de cepa não sobreviva no paciente por tempo suficiente para ser sequenciada, por isso havia ficado de fora dos cálculos anteriores. Porém, ao incluírem essas alterações, a equipe notou que a seleção natural favorece mutações com aminoácidos estáveis, ou seja, que não precisam ser produzidos pelo organismo com tanta frequência.

“Achamos que estamos vendo isso porque o vírus está sob forte pressão seletiva para se replicar rapidamente (…)”, explica Atahualpa Morales, colaborador do estudo, em comunicado. “Portanto, usar aminoácidos com uma vida útil mais longa significa que é menos provável que você tenha que esperar por suprimentos [para sua produção].”

Ainda assim, a nova taxa de mutação indica que há mais espaço para a evolução do vírus do que se imaginava antes. A ideia dos pesquisadores agora é descobrir porque as variantes desvantajosas escaparam dos cálculos. “Com o grande número de genomas do Sars-CoV-2 agora sequenciados, podemos dizer algo sobre quantas e porque essas mutações estão ausentes, apesar do fato de que não podemos estudá-las totalmente diretamente”, diz Hurst.


--Continua depois da publicidade--
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Redes sociais

107,314FãsCurtir
17,057SeguidoresSeguir
2,036SeguidoresSeguir

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde publica novo decreto e atualiza medidas contra a Covid-19
setembro 17, 2021
CENSO
Prefeito diz que população de Lucas do Rio Verde é bem maior que a estimativa divulgada pelo IBGE
setembro 17, 2021
Vida Nova II
10 cadastros foram desclassificados nos últimos dias em Lucas do Rio Verde
setembro 17, 2021
Lucas do Rio Verde
Feirantes de Lucas do Rio Verde apresentam necessidades e Agricultura estuda parceria com Sebrae
setembro 17, 2021