17.9 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 02 julho, 2022
Publicidade
InícioMUNDOINTERNACIONALComitê da OMS se reúne para discutir se varíola do macaco é...

Comitê da OMS se reúne para discutir se varíola do macaco é uma emergência de saúde internacional

Texto por R7

Integrantes de um Comitê de Emergência criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para discutir o surto de varíola do macaco estão reunidos pela primeira vez nesta quinta-feira (23), em um debate que deve definir se a doença se torna uma ESPII (Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional).

Os especialistas vão fornecer à OMS e aos Estados-membros conselhos e recomendações sobre a melhor forma de prevenir e reduzir a propagação da doença, que já avançou para mais de 40 países desde o início de maio.


--Continua depois da publicidade--

A decisão final caberá ao diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Todavia, nenhum anúncio oficial não será divulgado antes desta sexta-feira (24), segundo a entidade.

Os critérios analisados pelos especialistas envolvem os riscos à saúde humana, de disseminação internacional de interferência no tráfego internacional.

Na semana passada, o assistente do diretor-geral para emergências, Ibrahima Socé Fall, havia dito que o risco da varíola do macaco no continente europeu era alto, mas moderado no restante do mundo.

“Obviamente não queremos esperar até que a situação esteja fora de controle para declarar uma situação de preocupação internacional”, acrescentou durante uma entrevista coletiva.


--Continua depois da publicidade--

Na última década, a OMS declarou Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional em cinco ocasiões:

• Ebola na África Ocidental (2014)
• Poliomielite (2014)
• Zika (2016)
• Ebola na República Democrática do Congo (2019)
• Covid-19 (2020)

O surto atual de varíola do macaco teve o primeiro caso notificado em 7 de maio na Inglaterra. Pouco tempo depois, outros dois pacientes, sem relação com o primeiro, também tiveram diagnóstico da doença no país.

Desde então, a Inglaterra já tem mais de 760 casos confirmados. Em segundo lugar aparece a Alemanha (592), seguida da Espanha (520) e de Portugal (317).

Em todo o mundo, já passa de 3.400 o número de diagnósticos de varíola do macaco, segundo monitoramento em tempo real feito pela iniciativa Global.health, que envolve pesquisadores de universidades como Harvard e Oxford.

O Brasil tem nove casos confirmados – oito desses pacientes vieram do exterior recentemente. Um paciente no Rio de Janeiro afirmou ter tido contato com estrangeiros.

Rebeca Moraes
Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

SAÚDE
Em visita, parlamentar anuncia recursos para o Hospital São Lucas
julho 01, 2022
PROJETO SOCIAL
Famílias prestigiam formatura da 11ª turma do projeto Bombeiros do Futuro em Lucas do Rio Verde
julho 01, 2022
Em Lucas
Bombeiros combatem incêndio em armazém por quatro horas seguidas
julho 01, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria Municipal de Saúde divulga alerta sobre toxoplasmose no município
julho 01, 2022