Quatro estados iniciaram nesta sexta-feira (18) a votação antecipada das eleições presidenciais americanas. Os eleitores foram às urnas em Dakota do Sul, Minnesota, Virgínia e Wyoming para escolher entre o atual presidente, o republicano Donald Trump, e o candidato da oposição, o democrata Joe Biden.
Segundo a agência France Presse, eleitores no estado da Virgínia esperaram até quatro horas para começarem a votar. Pessoas que foram votar nesta sexta relataram à AFP preocupação com a possibilidade de caos na votação por correio — cuja lisura vem gerando embates entre Trump e Biden.
--Continua depois da publicidade--
“Tem havido tanta preocupação com as tentativas de atacar os correios e a votação remota e os esforços para interferir na votação, que queríamos registrar nosso voto o mais rápido possível”, disse Nell Minow, moradora da cidade de Mclean.
Trump e Biden em estado chave
Tanto Trump quanto Biden tiveram compromissos de campanha no estado de Minnesota, considerado essencial na disputa pelos votos no Colégio Eleitoral. Embora historicamente eleja candidatos democratas, os republicanos tiveram resultados expressivos nos últimos anos.
Ambos os candidatos centraram a campanha em estratégias bem definidas: Trump foca nos eleitores rurais de Minnesota, enquanto Biden quer resgatar o eleitorado das periferias industriais, que penderam para o lado republicano em 2016.
O estado também se tornou central nas eleições deste ano após a morte do ex-segurança negro George Floyd em Minneapolis: tanto a cidade quando o estado são governados por democratas. Enquanto Biden abordará a violência policial, Trump foca seu discurso no mote “lei e ordem”, defendendo a valorização dos agentes de segurança.
--Continua depois da publicidade--
- Polícia Civil conclui inquérito sobre morte de digital influencer e indicia cirurgião plástico por homicídio culposo
- Câncer de útero: mulheres devem ficar atentas a sinais mesmo em meio à pandemia
- Jovem com câncer morre 10 dias após realizar sonho de se casar; 'O amor verdadeiro existe', diz irmão
- Rede estadual de ensino do Rio volta hoje às aulas
- Rio vacina idosos a partir de 79 anos até quarta-feira