31.2 C
Lucas do Rio Verde
sexta-feira, 04 dezembro, 2020
Início MUNDO Chuva e ventania derrubam árvores e deixam bairros do Rio sem luz

Chuva e ventania derrubam árvores e deixam bairros do Rio sem luz

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

A ventania que atingiu 115,5 quilômetros por hora (km/h), no Forte de Copacabana na noite de domingo (28) e derrubou 185 árvores e galhos, grande parte sobre a rede de alta tensão, deixou dezenas de bairros às escuras, no município do Rio de Janeiro e na região metropolitana. Os números foram atualizados, no fim da tarde de hoje (29) pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Desse total, 120 ocorrências foram solucionadas e 65 estão com serviço em andamento.

As áreas mais atingidas foram a região do centro e os bairros da Tijuca e Vila Isabel e do Maracanã e Cachambi, na zona norte. Muitos bairros ainda estão às escuras.

De acordo com a distribuidora de energia Light, neste momento, os bairros de Bangu, da Tijuca e Vila Isabel e de Santa Cruz e Santa Teresa, além do município de Nova Iguaçu, estão com o maior número de atendimentos.

Segundo a Light, logo após o registro dos primeiros clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido, a Light reforçou suas equipes em 28%, com 1.790 profissionais nas ruas. Cerca de 70% dos clientes atingidos já estão com a situação normalizada. A companhia continua monitorando a situação em áreas como Queimados e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e no bairro de Campo Grande, na zona oeste do Rio. Esses clientes estão há mais de 18 horas sem energia em residências e comércio.

De acordo com o centro de operações da prefeitura, o município do Rio retornou ao estágio de normalidade às 11h30 desta segunda-feira (29). O município entrou em estágio de atenção às 20h25 deste domingo, devido à ventania e à chuva.

A distribuidora de energia Enel, que também atende a outras cidades do estado do Rio, informou que triplicou o número de equipes trabalhando para normalizar o fornecimento de energia para os clientes que tiveram o serviço afetado pela chuva, acompanhada de ventos de até 105 km/h e descargas atmosféricas, que atingiram a área de concessão da empresa na noite de ontem. “Em alguns pontos, árvores inteiras, além de galhos e objetos, caíram sobre a rede elétrica. Niterói, São Gonçalo, Região dos Lagos, Magé, Angra dos Reis e Macaé foram as regiões que tiveram o serviço mais impactado”.

A frente fria que atingiu o Rio nas útlimas horas já está se afastando para o oceano, mas, de acordo com o Sistema Alerta Rio, ainda há previsão de chuva fraca, podendo ser moderada, em pontos isolados na noite de hoje.

Edição: Nádia Franco



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Preço do etanol dispara na capital de Mato Grosso

Após sucessivos aumentos no preço do Etanol em Mato Grosso, que começaram a partir de setembro, quando ainda era possível encontrar o litro do...

Chuva vai derrubar temperatura em 10 graus em Cuiabá

O calorão típico de  40 graus dará uma trégua neste fim de semana em Cuiabá. Segundo previsão do Clima Tempo, as temperaturas vão cair...

Grande confraternização marca encerramento das atividades dos projetos da Assistência Social

Uma grande confraternização marcou o encerramento das atividades da Secretaria Assistência Social de Várzea Grande, nessa quinta-feira, 03 de dezembro. O evento, recheado de...

Rondonópolis: Saúde faz mutirões de cirurgias oftalmológicas

Com o objetivo de reduzir a demanda por cirurgias oftalmológicas em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde realiza nos próximos dias 18 (sexta-feira) e...