33.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 24 julho, 2021
InícioMUNDOINTERNACIONALChina atinge 1 bilhão de doses de vacinas aplicadas contra Covid

China atinge 1 bilhão de doses de vacinas aplicadas contra Covid

Por CENÁRIOMT COM INF. G1

A China ultrapassou a marca de 1 bilhão de vacinas aplicadas contra a Covid-19 neste domingo (20), aponta balanço da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford. O número corresponde ao total de doses aplicadas no país.

população chinesa é estimada em 1,3 bilhão de pessoas, segundo o Banco Mundial. Como não há divisão entre 1ª e 2ª dose nos números divulgados, é difícil dizer qual a porcentagem dos adultos foi completamente imunizada – isso porque, assim como no Brasil, a maioria das vacinas usadas tem que ser aplicada em duas doses.


--Continua depois da publicidade--

De acordo com a plataforma, o país lidera, com folga, o ranking de vacinação mundial bem à frente dos Estados Unidos (316 milhões de doses) e Índia (266 milhões de doses). No total, mais de 2,6 bilhões de doses de vacinas já foram aplicadas em todo o planeta.

Proporcionalmente, no entanto, a China fica atrás de EUA (95 a cada 100), Reino Unido (108 a cada 100) e Israel (122 a cada 100), com 70 doses aplicadas a cada 100 habitantes – e à frente do Brasil (40 a cada 100) e Índia (19 a cada 100).

A China utiliza apenas vacinas desenvolvidas em território nacional: a CoronaVac, as vacinas da Sinopharm (versões de Wuhan e Pequim) e a da farmacêutica CanSino – essa última é dada em apenas uma dose, o que acelera a campanha de imunização.

Apenas na última semana, o gigante asiático administrou, em média, pouco mais de 18 milhões de doses por dia, segundo a plataforma Our World In Data.


--Continua depois da publicidade--

No último dia 8 de junho, o país aprovou o uso da CoronaVac para crianças acima de 3 anos, o que pode fazer aumentar ainda mais o número de doses aplicadas. A China foi o primeiro país a aprovar uma vacina contra a Covid para crianças.

A vacina da Pfizer já vem sendo aplicada em adolescentes acima de 12 anos em países como EUA, Canadá, Reino Unido e União Europeia.

Vacinação no Brasil

O Brasil é o 4º país que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 do mundo em números absolutos (somando a primeira e a segunda doses), mas é apenas o 67º na vacinação proporcional (que considera o número de imunizantes administrados em relação à população).

São mais de 86 milhões de doses aplicadas no Brasil até o momento, o equivalente a 39 vacinas a cada 100 habitantes, o que nos coloca em um patamar similar ao de Tuvalu (40), Guiana (40), Argentina (38) e El Salvador (37) e um pouco acima da média mundial (32).

Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde: desrespeito às interdições pode comprometer qualidade de asfalto
julho 24, 2021
Mato Grosso
Construção da ferrovia que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde é destaque nacional
julho 24, 2021