26.8 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 05 dezembro, 2020
Início MUNDO Chega a 228 o número de mortos identificados na tragédia de Brumadinho

Chega a 228 o número de mortos identificados na tragédia de Brumadinho

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Brasília

A Defesa Civil de Minas Gerais contabilizou 228 mortes em decorrência do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale em Brumadinho (MG). O número inclui três corpos identificados desde o último balanço, feito no dia 11. A atualização, divulgada neste domingo (14), registra 395 pessoas localizadas e 49 desaparecidos.

Localizada nas proximidades de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, a barragem da Mina do Córrego do Feijão rompeu-se em janeiro, resultando na morte de funcionários da Vale e de moradores da cidade, além contaminar o Rio Paraopeba, responsável por 43% do abastecimento da região.

Em decorrência do episódio, a Vale responde a processo na Justiça por reparação de danos às vítimas e ao meio ambiente. A empresa já teve mais de R$ 13 bilhões bloqueados por decisão judicial.

Em março, representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciaram, em audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que a mineradora estava atrasando pagamentos emergenciais às famílias afetadas.

Diante da situação, entidades representativas de trabalhadores vítimas do rompimento da barragem da Vale informaram ter entrado com uma ação coletiva contra a mineradora. Nela, pedem R$ 5 bilhões em indenizações por danos morais coletivos e sociais provocados pela empresa.

As entidades reclamam reparação por danos morais tanto às famílias dos funcionários que morreram durante a tragédia como aos trabalhadores sobreviventes.

Edição: Maria Claudia



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

PM prende homem por dano ao patrimônio no Pronto Socorro Municipal

Na madrugada desta sexta- feira(04) a Polícia Militar prendeu um homem de 62 anos por crime de dano, em Várzea Grande. O suspeito foi...

PM recupera rodas furtadas e detém suspeito de furto e receptador em Sapezal

Policiais militares da 5ª Companhia de Sapezal (a 480 km de Cuiabá) prenderam nesta quinta-feira (03.12), dois homens, sendo um por furto e o...

MT Ciências levará conhecimento científico à população durante expedição Araguaia Cidadão

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências, projeto desenvolvido pela Superintendência de Desenvolvimento Científico Tecnológico e...

Para juiz, protesto de agentes penitenciários é risco à segurança pública e fuga de presos

O juiz da Vara em Ação Civil Pública e Popular, Bruno D’Oliveira Marques, acatou o pedido de liminar da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e...