38.2 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 22 outubro, 2020
Início MUNDO Certificação digital autoriza viagem de animais domésticos à Argentina

Certificação digital autoriza viagem de animais domésticos à Argentina

Até então, apenas os Estados Unidos aceitavam esse tipo de documento
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

A partir de hoje (10) está permitida a certificação digital de cães e gatos para viagens com destino à Argentina. Até então, o Certificado Veterinário Internacional (CVI) online só podia ser expedido para animais de estimação com destino aos Estados Unidos. O documento é emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Sistema de Vigilância Internacional (Vigiagro)

De acordo com o Mapa, 2.531 CVIs eletrônicos foram emitidos em 2020 para a saída do Brasil de animais de estimação e ingresso nos EUA.

O documento é assinado eletronicamente, devendo ser impresso e estar em mãos do tutor para embarque do animal. O sistema de emissão do CVI eletrônico funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, independentemente de feriados e fins de semana. E o prazo para emissão do certificado é de 72 horas corridas, se a documentação anexada e o preenchimento do formulário de solicitação estiverem corretos, informa a pasta.

“O CVI eletrônico terá validade de 60 dias para ingresso na Argentina a partir da data de emissão. Para animais vacinados com menos de 90 dias, o CVI (sem comprovação de vacina antirrábica) tem validade para ingresso na Argentina e retorno ao Brasil somente até o animal completar 90 dias de vida. Após esta data, deverá ser aplicada a vacina antirrábica e aguardar período de 21 dias pós-vacina para solicitar novo CVI para ingressar em território argentino ou voltar ao Brasil”, acrescenta.

Com a autorização concedida a partir de hoje, o CVI online poderá ser apresentado para desembarque nos aeroportos argentinos internacionais Ministro Pistarini Ezeiza, em Buenos Aires; Ambrosio Taravella (também conhecido como Pajas Blancas), em Córdoba; Rosário/Islas Malvinas, em Santa Fé; El Palomar, em San Fernando; e no posto de fronteira terrestre de São Tomé.

Segundo o Mapa, em breve o Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery, localizado em Buenos Aires, também integrará a lista. “Para ingresso em pontos não listados acima, o interessado deve ir à uma Unidade Vigiagro, de preferência perto da fronteira, para ter a autenticidade conferida e o CVI eletrônico chancelado por servidor do Mapa”, informou o ministério.

Edição: Aline Leal



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Ulysses Moraes quer mais informações sobre os atendimentos no Hospital Regional de Rondonópolis

O deputado Ulysses Moraes (PSL) fez um requerimento de informações à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) para saber os detalhes...

PRF realiza doação de viaturas em Mato Grosso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a doação de 12 (doze) veículos que foram classificados como inservíveis para instituição. Foram doados automóveis, caminhonetes, minivan...

Deputados aprovam PLC que prorroga auxílio para profissionais da saúde de MT

Reunidos em sessão ordinária nesta quarta-feira (21), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar 59/2020 ,...

Em Mato Grosso: revendedoras de veículos usados deverão informar procedência

Para resguardar os direitos do consumidor, mais uma proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei 871/20, de autoria do presidente...