Insumos usados no combate à covid-19, como monitores de sinais vitais, sensores de oxigénio e cilindros de armazenamento de gases medicinais, voltarão a entrar no país com tarifa zerada. O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a medida hoje (15) à noite, em reunião extraordinária.
A decisão ocorre dias depois de diversos produtos que estavam isentos desde o início da pandemia de covid-19 terem voltado a pagar imposto de importação. Ao todo, 258 itens tiveram a tarifa zerada hoje. O número de produtos isentos subiu para 561.
--Continua depois da publicidade--
O Comitê Executivo da Camex também suspendeu uma tarifa antidumping que incidia sobre tubos de plástico para a coleta de sangue a vácuo. Por meio do antidumping, um país sobretaxa um produto importado que ameaça o equivalente nacional, sob o argumento de concorrência desleal.
Segundo o Ministério da Economia, a redução tarifária e a suspensão da tarifa antidumping vigoram até 30 de junho. As decisões serão publicadas amanhã (16), em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
Por meio da rede social Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comentou a medida.
– Sempre que possível, reduziremos impostos para facilitar o acesso de insumos e bens necessários à população para o combate ao COVID-19. @MinEconomia
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 15, 2021
--Continua depois da publicidade--
Edição: Aline Leal
- Mato Grosso do Sul: Detran Digital: proprietários de veículos e condutores agora devem atualizar endereços pela internet
- Mato Grosso do Sul no topo ranking nacional de aplicação das duas doses da vacina contra a Covid-19
- Pai de menina morta por síndrome pós-Covid alerta que filha não teve sintomas de coronavírus: 'Se importem'
- Homem com coronavírus que estava isolado é preso após fugir de casa e passar a mão em maçanetas de carros
- Policiais Rodoviários Federais fazem transporte de córnea até Marília