24.9 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 21 outubro, 2020
Início MUNDO Brasil tem mais de 7 milhões de informais em grupo de risco...

Brasil tem mais de 7 milhões de informais em grupo de risco do coronavírus

Por CenárioMT/Gau Figueirêdo

A estimativa é um levantamento realizado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), que tem entre seus fundadores o ex-presidente do Banco Central e economista, Armínio Fraga.

De acordo com este levantamento, existem 7 milhões de brasileiros que podem ser considerados duplamente vulneráveis a crise da pandemia do coronavírus, conforme a ótica da realidade brasileira de 2013, cujo ano apresenta os últimos dados disponíveis para análise.

Em termos de comparação, esse grande quantitativo é superior a população atual da Dinamarca que conta com aproximadamente 5,8 milhões de pessoas. Na realidade brasileira, os 7 milhões equivalem a 4% da população economicamente ativa (que possui a idade de 18 anos ou mais).

O estudo realizado pelo Instituto tomou como base os dados fornecidos pela Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ainda conta com os coautores: Miguel Lago, Letícia Nunes e Beatriz Rache. Esta ressaltou que os dados embora não sejam considerados recentes apresenta um retrato da realidade brasileira. Além disso, o histórico dos últimos anos conta com uma esteira de recessão, lenta recuperação e aumento do número de brasileiros que atuam na informalidade.

Outro detalhe importante do estudo é que metade destes 7 milhões possuem algum tipo de doença crônica, além de terem somente o ensino fundamental e o rendimento mensal de aproximadamente R$ 1.713, de acordo com os últimos valores que foram atualizados em 2019.

Dentre as principais doenças observadas entre o grupo encontram-se: insuficiência renal, diabetes, doenças pulmonares e hipertensão. O levantamento ainda observou que 14% necessitaram se afastar temporariamente do seu trabalho em um momento anterior à pesquisa, 53% afirmaram que sua saúde é regular ou ruim e apenas 22% afirmaram ter algum plano de saúde.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Onça parda é flagrada capturando cervo

Internauta gravou imagens impressionantes, na cidade de Três Lagoas, cidade a 338 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Nas imagens é possível...

Deputados se reúnem com comandantes do 9° Comando Regional e 8° Batalhão da PM de Alta Floresta

Os  deputados Delegado Claudinei (PSL), Romoaldo Júnior (MDB) e Ulysses Moraes (PSL), se reuniram, na quinta-feira (15), com os tenentes-coronéis Adnilson Arruda e Victor...

Presidente da Comissão de Segurança discute situação da fronteira de Mato Grosso

O presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Delegado Claudinei (PSL), se reuniu na terça-feira...

Projeto prevê campanhas para prevenir acidentes com garis e catadores de materiais recicláveis em MT

O deputado estadual sargento Elizeu Nascimento (DC), apresentou nesta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Projeto de Lei nº 907/2020 que determina ao...