29.4 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 24 junho, 2021
InícioMUNDOBanco Central do Brasil é o segundo “mais verde” do G20

Banco Central do Brasil é o segundo “mais verde” do G20

Ranking levantou, entre os países membros do grupo econômico, as instituições com mais iniciativas verdes monetárias e prudenciais
Por CenarioMT

O Banco Central do Brasil é o segundo em iniciativas verdes monetárias e prudenciais entre os membros do G-20 – grupo das 20 maiores economias do mundo –, segundo o ranking dos “bancos centrais verdes”, da organização sem fins lucrativos Positive Money UK. O Brasil ficou à frente de nações como França, Japão e Estados Unidos.

O levantamento leva em conta a liderança pelo exemplo, políticas monetária e financeira verdes e compreensão do tema.


--Continua depois da publicidade--

Sustentabilidade

Como regulador do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o Banco Central – alinhado à agenda mundial de sustentabilidade, em consonância com outros bancos centrais e melhores práticas – desenvolveu uma série de medidas e normas voltadas ao tema ao longo dos últimos anos, como a instituição da Política de Responsabilidade Socioambiental do Banco Central do Brasil (PRSA) em 2017.

Além disso, desde setembro de 2020, o Banco Central é uma instituição apoiadora da Task Force on Climate related Financial Disclosures (TCFD), cuja criação, em 2015, atendeu à solicitação do G20 para que fossem considerados os riscos à estabilidade financeira associados a mudanças climáticas no escopo do Financial Stability Board (FSB).

Para promover a divulgação voluntária de informações financeiras relacionadas ao clima – que sejam consistentes, comparáveis, confiáveis, claras e eficientes –, a TCFD emitiu em 2017 recomendações a serem utilizadas por empresas, financeiras e não financeiras.

A adesão voluntária em nível global às recomendações da TCFD pode prover aos investidores, credores e seguradoras informações úteis à avaliação e precificação apropriadas dos riscos e oportunidades associados à evolução do clima.


--Continua depois da publicidade--

Positive Money UK

A Positive Money UK é uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e campanha com sede em Londres, na Inglaterra. O grupo inclui professores de economia, autores, empresários e pessoas do setor financeiro.

Entre as ações da organização, em 2013, participaram do lançamento do Movimento Internacional pela Reforma Monetária – uma coalizão global de campanhas sem fins lucrativos para a criação de um sistema monetário e bancário que sirva a uma economia justa, democrática e sustentável.

 


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será realizada neste sábado (26) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021
Lucas do Rio Verde
PRIMEIRA DOSE - Pessoas com 52 anos completos são incluídas na vacinação de sexta-feira (25) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021