34.1 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 02 dezembro, 2020
Início MUNDO Apagão em Amapá: O que aconteceu em Amapá?

Apagão em Amapá: O que aconteceu em Amapá?

Por CenárioMT

O que aconteceu em Amapá? Na noite da última terça-feira (3), ocorreu uma tempestade em Macapá, uma explosão seguida de incêndio comprometeu os três transformadores de uma subestação da Zona Norte, segundo o MME. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Uma investigação foi aberta para apurar responsabilidade.

Quase 90% da população do Amapá – cerca de 765 mil pessoas – ficou sem energia elétrica, hoje, sábado, 07 completa 5 dias sem energia.

O fogo danificou um transformador e atingiu os outros dois — um deles já estava inoperante por causa de uma manutenção realizada desde dezembro de 2019. Segundo o MME, o transformador que estava em manutenção ainda poderia ser recuperado, enquanto os outros dois precisariam ser trocados.

Apagão no Amapá — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

A queda de energia afetou também o sistema hidráulico do estado. Houve falta de água encanada, água mineral e gelo. Sem energia, internet e serviços de telefonia também foram atingidos — a maioria parou de funcionar.

Quando a energia vai ser restabelecida no Amapá?

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse na sexta-feira (6) que pretendia restabelecer toda a energia no estado do Amapá em até 10 dias.

Em nota na manhã deste sábado, o MME informou que concluiu os reparos em um dos transformadores da Subestação Macapá, o que permitiu o início gradativo do atendimento aos consumidores amapaenses. Ainda de acordo com o MME, até 9h30, 33% da carga típica para o horário estava sendo atendida.

O Amapá chegou ao 5º dia de apagão energético

Neste sábado, o  presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também se manifestou sobre o tema nas redes sociais.

Ontem, sexta-feira (6), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou com equipamentos para ajudar no retorno da energia.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Publicidade
x