30.5 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 12 maio, 2021
InícioMUNDOANM e CNI firmam acordo para acelerar processos minerários

ANM e CNI firmam acordo para acelerar processos minerários

Digitalização e integração de sistemas serão implantados na agência
Por CenarioMT

Os processos da Agência Nacional de Mineração (ANM) estão prestes a andar mais rápido. A ANM firmou um acordo de cooperação com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para digitalização de processos e a implantação de um sistema que integrará toda a gestão de direitos e processos minerários.

“O que temos em comum com a CNI é a pressa. Os números deste primeiro trimestre de 2021 apontam um crescimento extremamente pungente no setor mineral, como R$ 2,1 bilhões em arrecadação de CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), R$ 24,2 bilhões em recolhimento de tributos (100% de crescimento em relação ao ano passado) e 6% a mais de empregos”, ressaltou o diretor-geral da ANM, Victor Bicca.


--Continua depois da publicidade--

Na prática, o acordo permite que a CNI arque com os custos para digitalizar as mais de 95 milhões de páginas e mapas dos 1,2 milhões de processos físicos que ainda predominam na agência, uma herança do antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Além disso, todos os sistemas da ANM terão cruzamento de dados, o que permite uma gestão integral e uniforme dos processos minerários.

“Esperamos que a implementação dessas ações torne mais ágeis, racionais e transparentes os trâmites de processos internos da Agência e otimize a alocação de servidores para as diferentes atividades, com destaque para a fiscalização, por exemplo, da mineração ilegal, da segurança de barragens, da autorização para a pesquisa e lavra, redução de custos para as empresas e a melhoria da segurança jurídica para o setor”, afirmou o presidente da CNI, Robson Andrade.

Com informações da ANM


Gustavo Praiadohttps://www.cenariomt.com.br
Gosta de economia, assistir séries, filmes de ação e gosta de videogames. Editor no CenárioMT nos cadernos de Economia e Mundo, mas nem por isso deixa uma notícia regional em branco, sempre atento as tendências que o internauta procura para ficar bem informado.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

INVESTIGAÇÃO
Delegado não descarta premeditação em crime que tirou a vida de jovem no centro de Lucas do Rio Verde
maio 12, 2021
COVID-19
Lucas: Secretária comemora PAM sem pacientes internados, mas alerta sobre cuidados preventivos
maio 12, 2021