30.3 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 26 novembro, 2020
Início MUNDO Amapá entra no 20º dia de apagão

Amapá entra no 20º dia de apagão

Por CENÁRIOMT COM G1 AP

O Amapá chega neste domingo (22) ao 20º dia de apagão após dois blecautes e quase 90% da população com fornecimento de eletricidade racionado. Nem o acionamento de geradores termoelétricos no sábado, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, garantiram a retomada completa do fornecimento. A crise energética afeta 13 dos 16 municípios.

A noite de sábado e a madrugada deste domingo (22) foram de calor e frustração em bairros de Macapá. Em muitos locais, nem o rodízio que fornece energia em períodos de 3 em 3 horas cumpriu os horários previstos, gerando mais desconforto e temor pela queima de eletrodomésticos.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), os 47 geradores instalados em subestações da capital e da cidade vizinha de Santana seriam suficiente para atingir os 100% da carga necessária para abastecer todas as cidades, porém no sábado foram ligados só 20 megawatts dos 45 contratados. O restante entrará em operação neste domingo, anunciou a pasta.

O governo federal havia anunciado que 100% do estado teria energia com os geradores termoelétricos neste sábado, mas agora o discurso foi de que esse é o início do restabelecimento completo.

“Podemos dizer que estamos nos aproximando dos 100%. Acredito que nos próximos dias, como visto há pouco ao darmos o ‘start’ de novos geradores de pequeno potencial, mas que no somatório brevemente atingiremos a plena suficiência”, declarou Bolsonaro, em coletiva.

Todo o Amapá só deve ter eletricidade na quinta-feira (26), com a instalação de um novo transformador na principal subestação do estado.

Moradores voltaram a protestar pela ausência do serviço na noite de sábado. Na Zona Oeste da capital, um grupo sentou na Rodovia Duca Serra e interditou parte da via. A Polícia Militar (PM) informou que, desde o início da crise, foram 120 protestos no estado.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas

Contra garimpo ilegal, Polícia Federal deflagra Operação Rêmora

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (26) a Operação Rêmora, que visa desarticular uma associação criminosa suspeita de coordenar atividade de garimpo ilegal na...

Prevenção: servidores da PGE fazem teste da Covid-19

Os servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE) realizaram nesta quinta-feira (26.11) o teste RT-PCR que detecta a presença do vírus da Covid-19.  A...

Caminhão tomba, esmaga carro e moto e três pessoas ficam feridas em avenida de MT

Três pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã desta quinta-feira (26) na Avenida Júlio Campos, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. De acordo...

Preços da indústria tiveram em outubro maior alta desde 2014: 3,40%

O Índice de Preços ao Produtor (IPP), que mede a inflação de produtos na saída das fábricas, registrou alta de preços de 3,40% em...
Publicidade
x