Acidentes aumentam e eletricidade mata 257 pessoas em 2024

O Brasil registrou aumento no número de mortes causadas por acidentes elétricos, mesmo com queda nas ocorrências gerais.

Fonte: CenárioMT

São Paulo (SP), 06/11/2023 - Poste de energia elétrica com cabos desconectados durante blecaute de ebergia da Enel da Via da Saúde. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Acidentes aumentam e eletricidade mata 257 pessoas em 2024 - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O número de mortes provocadas por acidentes com eletricidade subiu em 2024, totalizando 257 vítimas fatais, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee). O dado representa um crescimento em relação a 2023, quando foram registradas 250 mortes.

Apesar disso, o número total de ocorrências caiu: foram 685 casos em 2024, contra 782 no ano anterior. Este é o menor volume registrado nos últimos oito anos, segundo a associação.

[Continua depois da Publicidade]

Para Marcos Madureira, presidente da Abradee, a redução das ocorrências demonstra avanços em ações de prevenção. No entanto, o aumento nas fatalidades indica que os riscos seguem elevados, especialmente quando há falhas no uso seguro da eletricidade.

Entre as principais causas dos acidentes estão obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, manuseio inadequado de máquinas agrícolas próximas à rede elétrica, além de instalações improvisadas e cabos energizados expostos no solo.

[Continua depois da Publicidade]

“Essas situações refletem a falta de conhecimento técnico e o uso inadequado de equipamentos de proteção”, explicou Madureira.

Campanha Agosto Vermelho

Com o aumento das mortes, a Abradee reforça a necessidade de ampliar a cultura de segurança elétrica. A campanha Agosto Vermelho, que chega à sua terceira edição, é uma das iniciativas que integram a 19ª Campanha Nacional de Segurança com a Rede Elétrica, cujo mote é o Movimento Zero Acidentes.

O objetivo é disseminar informações que ajudem a reduzir os riscos e promover práticas seguras no uso da eletricidade em todo o país.

Foco na construção civil

Em 2024, a campanha dá ênfase ao setor da construção civil, que lidera o ranking de ocorrências. Está previsto para agosto um workshop online com dicas práticas para os profissionais da área. O conteúdo contará com especialistas das distribuidoras de energia e influenciadores do setor, e ficará disponível no canal da Abradee.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.