Quantas vezes ao dia um cachorro deve comer?

Não temos certeza de quantas refeições os humanos devem fazer para desfrutar de boa saúde, mas e os cães? Um estudo recente analisa com que frequência um cão doméstico deve comer para viver com menos risco de doenças.

Fonte: CenárioMT

Com expectativa de vida que varia entre dez e vinte anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem
Foto: divulgação/internet.

Cães que se alimentam apenas uma vez ao dia podem ter menos chances de desenvolver condições relacionadas à idade, como distúrbios gastrointestinais, ortopédicos e hepáticos, de acordo com um estudo. Especialistas da Universidade do Arizona analisaram dados de mais de 24.000 cães de companhia em busca de ligações entre as taxas de alimentação e a função cognitiva e os resultados de saúde.

Os cães podem se beneficiar da alimentação menos frequente, disseram os pesquisadores, devido às suas origens de caça, já que seus ancestrais lobos costumavam passar dias sem comida. No entanto, eles alertaram que mais estudos são necessários para validar os achados e que é muito cedo para recomendar aos proprietários que mudem os padrões de alimentação de seus cães.

Uma vez por dia para estar com boa saúde

Por quase um século, sabe-se que a restrição calórica prolonga a vida útil e atrasa a patologia associada à idade em animais de laboratório. Mesmo esse tipo de dieta com restrição de tempo também pode ter benefícios para os seres humanos.

No caso de um cão, a alimentação uma vez ao dia serve como um modelo natural para os protocolos intermitentes de alimentação rápida que estão sendo estudados atualmente. Os pesquisadores analisaram dados do Dog Aging Project, uma iniciativa americana que visa explorar as causas genéticas e ambientais do envelhecimento canino.

[Continua depois da Publicidade]

Os donos de cães que participaram do projeto completaram uma pesquisa anual sobre as atividades, dieta, saúde, medicação, ambiente social e ambiente físico de seus animais de estimação. Assim, os pesquisadores conseguiram comparar o efeito de diferentes regimes alimentares em nove categorias diferentes de saúde amplas, incluindo a saúde cardíaca, dentária e neurológica dos cães.

Depois de controlar fatores de confusão, como idade, raça e sexo, os pesquisadores descobriram que os cães que se alimentavam uma vez ao dia eram mais propensos a serem testados para problemas cognitivos do que seus pares que alimentavam duas ou mais vezes ao dia.

Da mesma forma, um cão que recebe apenas uma refeição por dia também parece apresentar menos chances de desenvolver distúrbios dentários, gastrointestinais, renais, urinários, hepáticos e ortopédicos.

Os hábitos de um cão devem ser alterados?

Que os cães têm melhor saúde e menor risco de patologias é uma evidência bastante convincente, embora o estudo não tenha estabelecido um nexo causal. Mesmo outros fatores, como a quantidade que os cães comem em geral, também podem estar em jogo. Tenha em mente que os dados podem variar dependendo do tipo de cão e de sua idade.

No entanto, este estudo não recomenda que as pessoas façam uma mudança na maneira como alimentam seus cães. Ou pelo menos até que mais estudos sejam realizados. No futuro, os pesquisadores esperam explorar o impacto de quanto (e com que frequência) os cães comem, bem como o papel que a obesidade pode desempenhar no desenvolvimento de condições de saúde caninas relacionadas à idade.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.