Onça-pintada é vista e fotografada do céu em Lucas do Rio Verde

Cirurgião-dentista e piloto de paramotor captura imagem inédita da majestade felina em seu habitat natural

Fonte: CenarioMT

Onça-pintada é vista e fotografada do céu em Lucas do Rio Verde
Fotos: @tiagosacarneiro

Conhecido por suas paisagens exuberantes e rica biodiversidade, o município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, foi palco de um encontro inusitado neste domingo (23). O cirurgião-dentista e piloto de paramotor Tiago de Sá Carneiro, durante um voo panorâmico pela região, teve a oportunidade única de registrar imagens de uma onça-pintada em seu habitat natural. Veja mais sobre onças-pintadas em Mundo Animal, aqui no CenarioMT.

Um Encontro Emocionante nas Alturas

Tiago, que já havia conquistado o público com a publicação do livro de fotografias aéreas “Lucas em Alta”, há mais de 10 anos explora a região de cima, capturando ângulos singulares da beleza local. No entanto, a experiência do último domingo superou todas as expectativas. “Hoje consegui um registro inédito”, relata com entusiasmo. “Uma onça pintada! Há anos espero por esse momento, sem saber se um dia aconteceria, pois é um animal que se esconde a qualquer ruído.”, descreveu em suas redes sociais.

Observação Cautelosa e Respeito à Fauna

Ao avistar um movimento próximo a um lago, o piloto inicialmente não conseguiu identificar o animal. Mas, com cautela e respeito à fauna local, ele realizou uma manobra para se aproximar e registrar o momento. “Me afastei, fiz um giro e perdi altura. Coloquei meu olho na câmera, apontei e passei por cima dela a uns 30 metros de altura, disparando as fotos”, descreve Tiago.

Mundo Animal direto no seu WhatsApp!

Acesse o Mundo Animal no WhatsApp e receba conteúdos incríveis sobre animais: curiosidades, vídeos, fotos e muito mais! Explore o mundo selvagem e aprenda com a gente!

Um Encontro Mágico e Uma Lição de Conservação

O encontro com a onça pintada foi breve, mas marcante. “Foi muito rápido, pois eu estava a uns 60 km/h. Ela correu para o mato e eu estou rouco até agora de tanto gritar de felicidade pelo encontro inusitado”, comemora o piloto.

A experiência serve como um lembrete da importância da preservação ambiental e do respeito à fauna silvestre. “A onça pintada é um símbolo da nossa região e um animal de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema. Poder observá-la em seu habitat natural, livre e saudável, foi um privilégio”, ressalta Tiago.