Onça aparece pela primeira vez em reserva no Cerrado

Registro inédito de onça-preta indica avanços na conservação ambiental em Goiás.

Fonte: CenárioMT

Onça aparece pela primeira vez em reserva no Cerrado
Onça aparece pela primeira vez em reserva no Cerrado - Foto: Fundação Grupo Boticário/Divulgação

Uma onça-preta foi registrada pela primeira vez na Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante, Goiás. As imagens inéditas foram obtidas entre março e maio deste ano com armadilhas fotográficas, reforçando o monitoramento da biodiversidade local.

A chamada onça-pintada melânica (Panthera onca) apresenta pelagem escura devido a uma mutação genética que ocorre em cerca de 10% da espécie. Essa descoberta é um sinal positivo para a preservação da espécie, considerada “vulnerável” pelo Ministério do Meio Ambiente.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com o biólogo Roberto Fusco, da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, o melanismo depende da herança genética dos pais. Ele destaca que a presença do animal indica boas condições de conservação na área e em seu entorno. “Proteger a onça-pintada gera efeitos positivos para muitas outras espécies e fortalece o ecossistema”, afirma.

Para a bióloga Mariana Vasquez, gerente da reserva, esses registros aumentam o engajamento da comunidade local na proteção ambiental. “A observação de animais raros sensibiliza quem vive e trabalha perto da reserva, incentivando a conservação das áreas naturais”, diz.

[Continua depois da Publicidade]

Maior felino das Américas

A onça-pintada é o maior felino das Américas, com populações mais densas na Amazônia e no Pantanal. Está extinta no Pampa e ocorre de forma fragmentada em outros biomas como o Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica.

Fusco explica que a espécie sofre com perda de habitat causada pelo desmatamento, caça retaliatória e mudanças climáticas. Mariana destaca que os atropelamentos também são uma ameaça crescente no Cerrado, afetando diversas espécies.

As onças percorrem grandes distâncias em busca de alimento e locais de reprodução. São animais solitários, permanecendo com a mãe até os dois anos de idade e ocupando áreas que podem superar 50 mil hectares. Fusco defende o fortalecimento das unidades de conservação e de corredores ecológicos para garantir a proteção de toda a fauna.

Reserva Natural Serra do Tombador

Com 8.730 hectares, a Reserva Natural Serra do Tombador é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), mantida há 20 anos pela Fundação Grupo Boticário. Ela não recebe visitantes, apenas pesquisadores dedicados a estudar biodiversidade, ecologia do fogo e Manejo Integrado do Fogo.

Já foram catalogadas 437 espécies de plantas e 531 espécies de animais na área. A reserva também contribui para a proteção de recursos hídricos, regulação climática e fixação de carbono, atuando de forma complementar na conservação da fauna da Chapada dos Veadeiros.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Rodrigo Lampugnani, formado em Ciência da Computação, é fundador do CenárioMT. Inovador no jornalismo digital, atua com tecnologia, fé e solidariedade, representando Mato Grosso em eventos nacionais.