Mamãe gambá flagrada cuidando de seus cinco filhotes; VÍDEO

Fonte: CenrioMT

mamae gamba flagrada cuidando de seus cinco filhotes video 1137093

Mamãe gambá foi flagrada cuidando de seus cinco filhotes no sertão pernambucano.

O flagrante da mamãe gambá foi feita por Haroldo Bauer – O Rei das Serpentes – que disponibilizou o material em seu canal no Youtube.

As gambás fêmeas são poliéstricas, com o ciclo estral de cerca de 28 dias. Os gambás podem reproduzir-se de uma a três vezes por ano. O período de gestação é de 12 a 13 dias, após o qual podem nascer até 20 filhotes.

Como nos outros marsupiais, o período de implantação é curto ou ausente, e os filhotes nascem como embriões por um canal pseudovaginal desenvolvido durante o parto, com cerca de 1 cm. Os embriões se dirigem para o marsúpio, onde a boca do embrião é fixada temporariamente à extremidade do mamilo da mãe.

[Continua depois da Publicidade]

Os filhotes permanecem no marsúpio entre 75 e 80 dias após o nascimento, e quando crescem não são ainda capazes de viver sozinhos, sendo transportados pela mãe em seu dorso. Em cativeiro, o período de vida é de dois a quatro anos.

YouTube video

Gambá

O gambá pertence a um grupo de mamíferos marsupiais pertencentes ao gênero Didelphis, encontrados em todas as Américas. São os maiores marsupiais da família dos didelfiídeos. São onívoros.

Os principais predadores desse grupo são os gatos-do-mato.

Os gambás são animais com quarenta a cinquenta centímetros de comprimento, sem contar com a cauda, que chega a medir quarenta centímetros. Têm um corpo parecido com o do rato, incluindo a cabeça alongada, mas com uma dentição poliprotodonte (fórmula dental: 5/4, 1/1, 3/3, 4/4 = 50).

A cauda tem pelos apenas na região proximal, é escamosa na extremidade e é preênsil, ou seja, tem a capacidade de enrolar-se a um suporte, como um ramo de árvore. As patas são curtas e têm cinco dedos em cada mão, com garras; o hálux (primeiro dedo das patas traseiras) é parcialmente oponível e, em vez de garra, possui uma unha.

Ao contrário da maioria dos marsupiais, sua cauda é menor que seu corpo. Assim como em outros marsupiais (como o canguru), as fêmeas dos gambás possuem marsúpio e vagina bifurcada, mas nenhum dos canais é utilizado para o parto ou para a excreção de urina.

São animais solitários, exceto durante a época reprodutiva. Apresentam hábitos noturnos e crepusculares, se abrigam em cavidades entre rochas ou dentro de troncos ocos, sob a cobertura de arbustos ou plantas mortas e até dentro em tocas, muitas vezes cavadas por eles mesmos.
Os gambás, ou saruês, são animais comumente vistos na região do Congresso Nacional. Foto: aqueleato.org

Todas as espécies são onívoras, aproveitando-se de praticamente qualquer tipo de material comestível que encontram em suas constantes andanças noturnas. Alimentos tão diversos como frutas, grãos, insetos e outros artrópodes, pequenos vertebrados ou carniça são parte regular de sua dieta.

Se você gostou deste post: Mamãe gambá flagrada cuidando de seus cinco filhotes; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Cachorro rouba pães e vídeo repercute na web; ASSISTA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

[Continua depois da Publicidade]
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.