Um macaco foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros na tarde de ontem, terça-feira (11), no bairro Jardim Tropical, em Sorriso, após ser atacado por um cachorro. Moradores acionaram os bombeiros ao perceberem que o animal estava ferido e acuado.
De acordo com a bombeira Katia, que participou da ocorrência, o primata apresentava ferimentos na pata traseira e próximo ao abdômen. “O animal estava mesmo ferido e bastante acuado. Fizemos a captura e o levamos a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários, antes de ser devolvido à natureza”, explicou.
A bombeira destacou que, devido à agilidade do macaco, a captura exige atenção redobrada e o uso de equipamentos adequados. “Por ser um animal ágil, a captura pode ser complicada, mas como estava ferido e assustado, conseguimos contê-lo. Sempre é necessário utilizar o material apropriado para que ele não fuja”, relatou.
Katia também reforçou a importância de acionar o Corpo de Bombeiros em situações como essa, tanto para a segurança da população quanto do próprio animal. “É fundamental que a população nos chame nesses casos, pois existe risco de transmissão de doenças. Se alguém for mordido por um macaco, é necessário um coquetel de medicamentos. Vale lembrar que, se não estiver ferido, o macaco permanece nas árvores, seu habitat natural”, alertou.
O animal permanece sob observação veterinária e, após o tratamento, será reintegrado ao seu habitat natural.
VIDEO:
Ver essa foto no Instagram


















