FLAGRANTE: filhote de ariranha implora por peixe

Fonte: CenarioMT

A ariranha mostra uma variedade de adaptações adequadas a um estilo de vida anfíbio, incluindo pelo excepcionalmente denso, cauda em forma de asa e pés palmados
A ariranha mostra uma variedade de adaptações adequadas a um estilo de vida anfíbio, incluindo pelo excepcionalmente denso, cauda em forma de asa e pés palmados

O guia turístico Ailton Lara flagrou uma belíssima cena em Porto Jofre, na região do Pantanal em Mato Grosso (MT), onde um filhote de ariranha implora um pedaço de peixe que sua mamãe está devorando.

Nas imagens é possível ver o filhote ao lado da mãe chorando, enquanto ela come o peixe. Em determinado momento, o pequeno investe contra a mamãe ariranha para tentar abocanhar o peixe.

“Filho, você está mais que na hora de você caçar o seu próprio peixe. Já está grande suficiente”, brinca Lara em postagem feira no Instagram.

Ainda de acordo com o especialista, “a mãe sempre dificulta e evita entregar o peixe tão facilmente para os filhotes, pois isso é uma das fazes de aprendizado para o filhote ir se tornando mais independente da mãe”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Assista ao belíssimo flagrante das ariranhas

Conheça mais sobre a Ariranha

ariranha (Pteronura brasiliensis), também conhecida como onça-d’água, lontra-gigante e lobo-do-rio, é um mamífero mustelídeo, característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul.

É o membro mais antigo dos mustelídeos, um grupo de predadores de sucesso global, alcançando até 1,7 metros (5,6 pés). Atípica dos mustelídeos, uma ariranha é uma espécie social, com grupos familiares sustentando de três a oito membros.

Os grupos estão centrados em um par reprodutor dominante e são extremamente coesos e cooperativos. Embora geralmente pacífica, a espécie é territorialista, e a agressão foi observada entre os grupos. É diurna, sendo ativa exclusivamente durante o dia. É a espécie de lontra mais barulhenta e foram documentadas vocalizações distintas que indicam alarme, agressão e segurança.

A ariranha mostra uma variedade de adaptações adequadas a um estilo de vida anfíbio, incluindo pelo excepcionalmente denso, cauda em forma de asa e pés palmados. Prefere rios e riachos de água doce, que geralmente são inundados sazonalmente, e também podem levar a lagos e nascentes de água doce.

A ariranha ou lontra-gigante é um mamífero pertencente à família Mustelidae, a maior família de animais carnívoros.
A ariranha ou lontra-gigante é um mamífero pertencente à família Mustelidae, a maior família de animais carnívoros.

Constrói extensos acampamentos próximos às áreas de alimentação, eliminando grande quantidade de vegetação. Sobrevive quase exclusivamente com uma dieta de peixes, principalmente caraciformes e bagres, mas também pode comer caranguejos, tartarugas, cobras e pequenos jacarés.

Não tem predadores naturais sérios além do homem, embora precise competir com outros predadores, como a lontra-neotropical, a onça-pintada e várias espécies de crocodilo, por recursos alimentares.

Se você gostou deste post: FLAGRANTE: filhote de ariranha implora por peixe; VÍDEO EMOCIONANTE  – vai gostar também de ler esta notícia: Pitbull salva chihuahua de afogamento em piscina; VÍDEO EMOCIONANTE

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.