18 C
Lucas do Rio Verde
quarta-feira, 25 maio, 2022
Publicidade
InícioMundo animalCobrasVocê sabe qual é a maior cobra do mundo? elas tem cerca...

Você sabe qual é a maior cobra do mundo? elas tem cerca de 13 metros; assista ao vídeo

CenárioMT

A maior cobra do mundo a Titanoboa cerrejonensis, foi uma espécie de serpente que viveu entre 60 e 58 milhões de anos, no período Paleoceno, nas florestas tropicais da América do Sul.

Qual é a maior cobra do mundo

Trata-se da única espécie incluída no género Titanoboa. Através da comparação do tamanho e da forma das suas vértebras fossilizadas com aquelas das cobras atuais, os investigadores estimam que medisse cerca de 13 metros de comprimento e tivesse uma massa de 1135 kg.


--Continua depois da publicidade--

Foram encontrados fósseis de 28 cobras desta espécie nas minas de carvão de Cerrejón, Colômbia no início de 2009. Antes desta descoberta, eram poucos os fósseis de vertebrados deste período descobertos nos antigos ambientes tropicais da América do Sul.

Acredita-se que a temperatura do habitat da Titanoboa cerrejonensis tivesse uma temperatura entre 30 e 34 ºC, estimativa consistente com a hipótese de que havia uma grande concentração de gás carbônico atmosférico nos trópicos do Paleoceno.

Em seu canal no Youtube, o Biólogo Henrique AbrahãoO Biólogo das Cobras – faz um importantíssimo relato sobre a existência da cobra Titanoboa, a maior cobra do mundo. Assista:


--Continua depois da publicidade--

Conheça mais sobre a Cobra Titanoboa

O nome Titanoboa significa “boa titânica”. O epíteto da espécie cerrejonensis refere-se à mina de carvão de Cerrejón e à formação de Cerrejón, na qual os fósseis dessas cobras foram encontrados.

Esta serpente foi descoberta durante uma expedição científica internacional liderada por Jonathan Bloch, um paleontólogo especialista em vertebrados da Universidade da Flórida, e por Carlos Jaramillo, um paleobotânico do Smithsonian Tropical Research Institute do Panamá.

Em 2009, os fósseis de 28 indivíduos de Titanoboa cerrejonensis foram encontrados na Formação Cerrejón das minas de carvão de Cerrejón em La Guajira, na Colômbia . Antes desta descoberta, poucos fósseis de vertebrados da época do Paleoceno haviam sido encontrados em antigos ambientes tropicais da América do Sul .

A cobra foi descoberta em uma expedição por uma equipe de cientistas internacionais lideradas por Jonathan Bloch, um paleontologista de vertebrados da Universidade da Flórida, e Carlos Jaramillo, um paleobotânico do Instituto de Pesquisa Tropical Smithsonian no Panamá.

Titanoboa habitou a primeira floresta tropical registrada na América do Sul. Ele compartilhou seu ecossistema com grandes Crocodylomorpha e grandes tartarugas.

A paleogeografia do Paleoceno tardio era uma área de pântano paralela (costeira) protegida, abrigada pelas emergentes colinas de Guajira, a oeste, e a atual Serranía del Perijá, no leste atual, que cresce lentamente no leste, com uma conexão aberta ao proto-Caribe em o norte. Nesse ambiente floresceram as samambaias aquáticas tropicais do gênero Salvinia, como evidenciado pelos fósseis encontrados em Cerrejón, na Formação Bogotá e na Formação Palermo.

A Titanoboa (Titanoboa cerrejonensis) dominava as florestas tropicais da América do Sul, principalmente na região da Amazônia. Foto: Reprodição/Mundo Animal.

Se você gostou deste post: Maior cobra do mundo a Titanoboavai gostar também de ler esta notícia: Cobra encontrada na árvore de natal


--Continua depois da publicidade--

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

POLÍCIA
Adolescente é apreendido em flagrante com porções de maconha em Lucas do Rio Verde
maio 25, 2022
Lucas do Rio Verde
Novo reservatório de água deve atender mais de 12 mil moradores
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Quarto sorteio de lotes e quadras do Vida Nova II será realizado nesta quarta-feira (25)
maio 24, 2022
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde começa a implantar o Programa 5S
maio 24, 2022