As cinco cobras mais perigosas do Brasil; vídeo

Conheça as cinco cobras mai perigosas do Brasil; vídeos

Fonte: CenárioMT

cotiara entre as cobras mais venenosas do brasil

As cinco cobras mais perigosas do Brasil, conheça-as agora. O vídeo está disponível no YouTube, no canal do Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras. (Assista ao vídeo abaixo)

De acordo com a Revista da Associação Médica Brasileira “existem no mundo aproximadamente 3.000 espécies de cobras, das quais de 10 a 14% são consideradas peçonhentas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) calcula que ocorram no mundo 1.250.000 a 1.665.000 acidentes por serpentes peçonhentas por ano, com 30.000 a 40.000 mortes” (Rev. Assoc. Med. Bras. vol.47 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2001).

Ainda de acordo com a Revista, o Brasil registrada entre 19 a 22 mil acidentes ofídicos por ano, ou seja, acidentes com cobras.

De acordo com o Biólogo Henrique  Abrahão Charles – O Biólogo das Cobras existem no Brasil, cerca de 250 espécies de cobras, sendo que 70 são peçonhentas, ou seja, venenosas.

[Continua depois da Publicidade]

Boa parte dos acidentes com cobras peçonhentas no Brasil deve-se as do gênero Bothrops: jararaca, jararacuçu, urutu; e do gênero Crotalus, como as cobras cascavéis.

YouTube video

As cobras

Cobra é uma denominação genérica, utilizada frequentemente na língua portuguesa como sinônimo para serpente, enquanto cobra-(de-)capelo designa serpentes (muito venenosas), da família Elapídeos, que, quando excitadas, dilatam a região cervical em jeito de capelo ou capuz de um monge (nas restantes línguas europeias, cobra designa as cobras-capelo, por truncamento a partir da palavra portuguesa).

A maior parte das cobras-capelo põe ovos e a maior parte delas os abandona pouco depois da ovoposição. No entanto, algumas espécies são ovovivíparas e retêm os ovos dentro dos seus corpos até se encontrarem prestes a eclodir.

Recentemente, foi confirmado que várias espécies de cobras-capelo desenvolvem os seus descendentes completamente dentro de si, nutrindo-os através de uma placenta e um saco amniótico.

A retenção de ovos e os partos ao vivo são normalmente, mas não exclusivamente, associados a climas frios, sendo que a retenção dos descendentes dentro da fêmea permite-lhe controlar as suas temperaturas com maior eficácia do que se estes se encontrassem no exterior.

cobra 696x592 1

Se você gostou deste post: As cinco cobras mais perigosas do Brasil: vai gostar também de ler esta notícia: Mais uma sucuri aparece em praia.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.