24.5 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 15 agosto, 2022
Publicidade
InícioMundo animalCobrasCobra sucuri flagrada na Transpantaneira; VÍDEO

Cobra sucuri flagrada na Transpantaneira; VÍDEO

Texto por CenarioMT

Lucas do Rio Verde – MT, 03 de Agosto de 2022, por João RicardoUma cobra sucuri juvenil foi flagrada atravessando a rodovia Transpantaneira, no município de Poconé em Mato Grosso (MT).

O vídeo da cobra sucuri foi gravado por Paulo Fanaia no ano de 2007 e enviado para o Biólogo Henrique Abrahão – O Biólogo das Cobras.


--Continua depois da publicidade--

A sucuri era encontrada com muita frequência na estrada transpantaneira no município de Poconé MT. Nos últimos 10 anos isso vem se tornando uma raridade cada dia mais difícil.

A cobra sucuri vive perto de córregos, rios e lagos. Apesar de não serem ágeis em ambiente terrestre, elas são muito rápidas dentro d’água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Possuem hábitos crepusculares e noturnos.

A estratégia utilizada para caçar é a da espreita seguida do bote. As sucuris não são venenosas, pois não possuem dentes inoculadores de veneno, mas sua mordida é forte o bastante para atordoar sua presa que rapidamente é envolvida pela musculatura forte e robusta da serpente.


--Continua depois da publicidade--

Utilizam esta tática em animais que se aproximam dos corpos d’água para beber, surpreendendo sua presa em potencial dando o bote e matando-a por constrição e afogamento. Na dieta das sucuris é possível encontrar diversos vertebrados, como por exemplo: peixes, rãs, lagartos, jacarés, aves e roedores.

É mais frequente o seu avistamento em ambientes da Amazônia e do Cerrado onde o padrão de coloração da sua pele ajuda na camuflagem.
cobra sucuri

São cobras vivíparas, podendo parir mais de 50 filhotes numa gestação de oito meses, com tamanhos entre 60 cm e um metro de comprimento. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. De modo geral, as espécies de sucuri podem viver por até 30 anos.

O ser humano é o maior responsável pela morte deste réptil devido ao medo que sentem desta cobra e devido também ao interesse pela pele da sucuri que no comércio internacional é bastante valiosa para o mercado da moda.

Se você gostou deste post: Cobra sucuri flagrada na Transpantaneira; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Cobra mais bonita do mundo? Vídeo

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

João Ricardo
João Ricardohttps://www.cenariomt.com.br
Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

TRÂNSITO
Condutor perde controle de direção, cai em córrego e morre em Lucas do Rio Verde
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Agosto Lilás: Botão do Pânico auxilia vítimas de violência doméstica
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Atleta de Lucas do Rio Verde conquista duas medalhas de ouro na Paralimpíadas Escolares
agosto 14, 2022
Lucas do Rio Verde
Esporte apresenta detalhes do Futebol Amador durante congresso técnico com equipes
agosto 14, 2022