Cobra parece sorrir em foto durante resgate; VEJA

Fonte: CenarioMT

A cobra não é peçonhenta e de acordo com o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras - trata-se de uma Xenodon Merremii, conhecida popularmente pelo nome de cobra Capitão-do-Mato ou Boipeva.
A cobra não é peçonhenta e de acordo com o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras - trata-se de uma Xenodon Merremii, conhecida popularmente pelo nome de cobra Capitão-do-Mato ou Boipeva.

Uma cobra chamou atenção dos militares do Corpo de Bombeiros, no município de Alta Floresta, em Mato Grosso (MT), ao parecer estar sorrindo durante o resgate.

O resgate da cobra aconteceu na manhã desta sexta-feira (06). A cobra foi encontrada dentro da cozinha do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). De acordo com o Corpo de Bombeiros, funcionários da instituição encontraram a serpente e a capturaram. Ela foi solta pelos bombeiros em uma região de mata.

A cobra não é peçonhenta e de acordo com o Biólogo Henrique – O Biólogo das Cobras – trata-se de uma Xenodon Merremii, conhecida popularmente pelo nome de cobra Capitão-do-Mato ou Boipeva.

“Ela é famosa por ter esse achatamento, uma triangulação na cabeça, que parece uma naja. Isso é uma forma de defesa dela para o predador achar que ela é maior do que realmente é”, explicou o especialista.

[Continua depois da Publicidade]

“O pessoal fica com medo, mas ela não é peçonhenta. Ela tem dois dentes traseiros alargados que são para perfurar o pulmão do anfíbio que ela preda. Ela consegue comer sapos. É muito interessante e há uma lenda popular em cima dela por conta do achatamento. É uma serpente inofensiva, não apresenta nenhum risco para o ser-humano”, finalizou o biólogo.

Xenodon merremii é o nome científico da serpente conhecida por capitão-do-mato, da família Dipsadidae. É também conhecida pelos nomes de achatadeiracobra-chataboipeva (que significa “cobra achatada”, em língua tupi, através da junção dos termos mboîa (“cobra”) e peb (“achatado”)boipebacabeça-chatacapitão-do-campocapitão-do-matochatagoipebajaracambevajararacambevajararacuçu-tipitipepéua.

Distribui-se por grande parte a América do Sul, ocorrendo em Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Brasil (Rio Grande do Sul, Rondônia , Pará, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Ceará, Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Pernambuco), Venezuela, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai.

É um animal não peçonhento, chega a atingir cerca de dois metros e ovíparo.

O seu revestimento é composto por escamas escuras cinzentas ou avermelhadas, com desenhos amarelados ou brancos e sua dentição é do tipo áglifa.

YouTube video

Se você gostou deste post:  vai gostar também de ler esta notícia: Porco nasce com dois corpos e uma cabeça; VÍDEO

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.