30.3 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 18 agosto, 2022
Publicidade
InícioMENSAGENSSanto do DiaSanto do dia (17/3) – São Patrício e João Sarkander

Santo do dia (17/3) – São Patrício e João Sarkander

O Santo do Dia é uma resenha diária dos Santos guardados na memória da Igreja. Histórias de mestres da vida cristã de todos os tempos que como faróis luminosos orientam o nosso caminho.
Texto por CenárioMT

Saiba quem é o Santo do Dia, hoje quarta-feira, 17 de março é comemorado dia de dois santos, confira abaixo:

S. PATRÍCIO BISPO, APÓSTOLO DA IRLANDA

Um rapaz de oração

Maewyn Succat, seu nome de Batismo, nasceu na Bretanha Romana, entre os anos 385 e 392, em uma família cristã. Com a idade de dezesseis anos, foi sequestrado por um grupo de piratas irlandeses e levado para o norte da Irlanda, onde foi vendido como escravo. Na sua “Confissão”, assinada como Patricius, narra a experiência daqueles anos: «O amor e o temor a Deus cresceram em mim, como também a fé. Em um dia, rezava uma centena de orações; à noite, quase o mesmo tanto. Rezava nos bosques e nas montanhas, até antes da aurora. “Nem a neve, nem o gelo, nem a chuva me extraviavam».


--Continua depois da publicidade--
Santo do Dia – 17 de Março – São Patrício
Santo do Dia – 17 de Março – São Patrício

Após seis anos de prisão, Patrício teve um sonho premonitório que a sua liberdade era iminente; obedecendo a visão, que teve de noite, enquanto dormia, escapou da vigilância e percorreu cerca de 200 quilômetros a pé até chegar ao litoral. Ali conseguiu atrair a compaixão de alguns marinheiros, que o levaram consigo e o reconduziram à Bretanha, onde pôde abraçar a sua família.

Outra visão

Poucos anos depois, Patrício teve outra visão, que a descreveu sempre em suas “Confissões”: «Vi um homem que vinha em minha direção, como se estivesse vindo da Irlanda; ele se chamava Vitorico e trazia consigo algumas cartas e me entregou uma. Li a primeira linha, que dizia: “Invocação dos irlandeses”. Enquanto a lia, parecia ouvir as vozes dos que moravam na floresta de Vocluto – o lugar da sua prisão, perto do mar ocidental; – parecia que estavam me implorando, chamando-me “jovem servo de Deus”, para que eu fosse até lá».

Esta visão reanimou Patrício a prosseguir seus estudos de formação, vindo a ser ordenado sacerdote por Dom Germano, Bispo de Auxerre. No entanto, ainda não havia chegado a hora de realizar seu sonho de evangelizar a Irlanda. A sua candidatura ao ministério episcopal, em vista do seu envio à Irlanda, foi-lhe negada por causa de uma sua presumível falta de preparação, devido à irregularidade dos estudos. Este desgosto permaneceu por muito tempo em Patrício, que admitiu em suas “Confissões”: «Não estudei como os outros, que se nutriram, de igual medida, do direito de aprender a Sagrada Escritura, por terem aperfeiçoado a língua, desde a infância. Eu, ao invés, tive que aprender uma língua estrangeira. Alguns me acusam de ignorância e de falar de modo gago; mas, na verdade, dizem que os que falam de modo gago aprendem, rapidamente, a falar de paz».

Bispo da Irlanda

Finalmente, em uma data desconhecida, entre os anos 431 e 432, Patrício foi consagrado Bispo da Irlanda pelo Papa Celestino I. Assim, chegou a Slane em 25 de março de 432. O Bispo que o havia precedido, Dom Palladio, tinha regressado desanimado à sua pátria, após menos de dois anos de missão. Logo, Patrício teve que enfrentar sérias dificuldades: o chefe de uma das tribos dos druidas procurou matá-lo; por isso, foi preso por sessenta dias.


--Continua depois da publicidade--

Apesar das tribulações, Patrício continuou sua obra missionária, por quarenta anos, conseguindo converter milhares de irlandeses, implantando a vida monacal e fixando a sede episcopal em Armagh.

O trifólio

Segundo a tradição, São Patrício usava explicar o mistério da Santíssima Trindade mostrando um trifólio, no qual três folhinhas são interligadas por uma única haste. O primeiro testemunho disso remonta ao ano 1726, mas esta tradição poderia ter raízes bem mais antigas.

As imagens de São Patrício o representam, muitas vezes, com uma cruz, em uma mão, e um trifólio, na outra. Por isso, hoje, o trifólio é o símbolo da festa de São Patrício, que se celebra em 17 de março, dia da sua morte, ocorrida em 461, em Saul. Seus restos mortais foram trasladados para a catedral de Down, que, desde então, passou a ser chamada Downpatrick.

Oração para São Patrício

Conheça a oração do santo do dia 17 de março, São Patrício:

Eu me uno hoje,

À grandeza de Deus para dirigir-me,

Ao poder de Deus para proteger-me;

À sabedoria de Deus para iluminar-me;


--Continua depois da publicidade--

Ao amor de Deus para libertar-me;

Ao olho de Deus para discernir;

Ao ouvido de Deus para escutar;

À palavra de Deus para esclarecer e criar;


--Continua depois da publicidade--

À chama de Deus para purificar.

À mão de Deus para me abrigar;

À senda de Deus para caminhar;

Ao escudo de Deus para guardar-me;

Ao exército de Deus para defender-me.

Contra as armadilhas do demônio;

Contra as tentações e os vícios;

Contra inclinações errôneas;

Contra homens que tramam o mal;

Perto ou longe, sejam muitos ou poucos;

Encarnados ou não, pelo rádio ou pela televisão.

Cristo à minha frente;

Cristo atrás de mim;

Cristo à minha direita;

Cristo à minha esquerda;

Cristo acima de mim;

Cristo abaixo de mim;

Cristo esteja sempre comigo;

Cristo esteja sempre em meu coração.

Cristo na visão,

De  cada olho que me procurar;

Em cada ouvido que me escutar;

Em cada boca que me falar.

Cristo portanto,

Em cada coração eu saúdo.

Eu me uno hoje a tríade;

E chamo, com fé a trindade;

Para a unidade de Deus sobre tudo;

Em toda a parte manifestada.

Amém

 

S. JOÃO SARKANDER, PRESBÍTERO E MÁRTIR

São João Sarkander foi um Sacerdote que soube viver do Mistério pascal: o Salvador foi para ele força também no martírio. Possais também vós sempre haurir força da Cruz de Cristo e da sua Ressurreição.

Papa João Paulo II – 07 de maio de 1997

João Sarkander, sacerdote e mártir, nasceu em 20 de dezembro de 1576 em Skoczów na Silésia (hoje Polônia) filho de Gregory Mattia Sarkander e Helena Górecka, casada em segundo casamento. Após a morte de seu pai (1589), a família mudou-se para Pribor na Morávia com o vivia o filho sacerdote de Helena, nascido de seu primeiro casamento. João estudou na escola paroquial, na faculdade jesuíta em Olomouc, na Universidade de Praga e na Faculdade de Teologia de Graz.

Em 1608 tornou-se sacerdote em Brno. Posteriormente, realizou sua atividade pastoral em diversas paróquias e dioceses de Olomouc.

Em 1616, foi nomeado pároco de Holešov, sede do tenente da Morávia, Ladislav Popel, de Lobkovic, do qual se tornou conselheiro e confessor. Após o levante dos nobres boêmios, na sua maioria protestantes, contra o Império Austríaco, seu programa de buscar os fiéis de volta para a Igreja Católica tornou-se muito problemático, e após a prisão de Lobkovic, esperando por melhores tempos, João foi em uma peregrinação a Nossa Senhora de Częstochowa (1619) e durante 5 meses permaneceu na Polônia.

Esta viagem à Polônia foi fatal. Depois de seu retorno, ele foi acusado de espionagem a favor do rei polonês, que naquele momento tinha invadido com suas tropas em apoio ao Imperador da Áustria, saqueando a Morávia, mas poupando a cidade de Holešov, cujos fiéis foram encontrar as tropas polacas em uma procissão eucarística, liderada por João Sarkander.

O novo juiz principal da Morávia, protestante, mandou capturar Sarkander por acusações de traição. Ele sofreu quatro interrogatórios acompanhados de tortura cruel e prolongada (13 a 18 de fevereiro de 1620). Após um mês de sofrimento, ele morreu na prisão em 17 de março de 1620, aos 46 anos.

Padre João Sarkander foi beatificado por Pio IX em 6 de maio de 1860. O processo de beatificação mostrou que ele foi torturado por ódio pela fé, a razão política serviu de pretexto. Em 21 de maio de 1995, foi canonizado pelo Papa João Paulo II.

© CenárioMT
© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.

Publicidade


Publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde
Teve início a 12ª edição do Campeonato de Futebol Amador em Lucas do Rio Verde
agosto 18, 2022
SEGURANÇA
Guarda Civil Municipal apreende motocicleta em rua do bairro Rio Verde
agosto 18, 2022
LOTEAMENTO DE CHÁCARAS
Após ação do MPE, Justiça embarga projeto de loteamento em Lucas do Rio Verde
agosto 18, 2022
CINEMA NA PRAÇA
Filme produzido em Lucas e que aborda violência doméstica será exibido hoje no Seiti Fujii
agosto 18, 2022