20.9 C
Lucas do Rio Verde
segunda-feira, 08 março, 2021
Início MATO GROSSO LUCAS DO RIO VERDE Voluntários mobilizam comunidade luverdense em campanha de doação de sangue

Voluntários mobilizam comunidade luverdense em campanha de doação de sangue

Coleta será realizada mediante agendamento prévio que pode ser feito por telefone até sexta-feira (19)
Por Celso Nery/Cenário MT

No próximo sábado (20) acontecerá campanha de doação de sangue em Lucas do Rio Verde. A ação, coordenada pelo Grupo Corrente pela Vida, tem como objetivo abastecer o Banco de Sangue de Sorriso, unidade responsável pelo fornecimento do produto para o Hospital São Lucas.

Cada campanha tem o apoio de empresa ou entidade que faz parte do grupo Corrente pela Vida. Nesta edição, a responsável pela logística é empresa Amazônia Máquinas. “Nós participamos todos os anos desta campanha de responsabilidade social, onde doar sangue salva vidas” diz Monaliza Madaloz, do setor administrativo comercial da empresa.

Quem pode doar

O coordenador da unidade transfusional, Gilmar da Silva Pereira, explica que é importante o envolvimento da comunidade na ação. Podem doar pessoas com mais de 15 anos, desde que tenham autorização por escrito dos pais, que pesem mais de 50 quilos e que não estejam de jejum na data da doação.

Gilmar acrescenta que a pessoa deve ter tido boa noite de sono e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes de doar o sangue. Pessoas que pegaram Covid-19 podem doar após 30 dias da data de infecção.

Em razão da pandemia, o doador terá que agendar o horário. “Estamos fazendo na forma de agendamento pra não ter tumulto. São 8 doadores por hora, tem dado certo esse sistema”, observou. Os agendamentos podem ser feitos pelo número 65 99229-2034.

Manutenção de estoque

Manter em alta o estoque de sangue e hemoderivados é essencial para o Hospital São Lucas. A unidade atende pacientes vítimas de acidentes de trânsito no município e ao longo da BR 163, reforçando a necessidade de contar com sangue a disposição.

“Por isso é importante que a população de Lucas continue participando, a população é muito participativa, e isso é importante não só para os luverdense, mas para toda a região”, reforça a secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura.

A campanha será realizada no sábado (20) no PSF 10, das 7hr às 11hr e das 15hr às 17hr. O grupo Corrente pela Vida é formado por lojas maçônicas, Associação Luverdense de Imprensa, Amazônia Máquinas, Agro Baggio, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e Hospital São Lucas.

As pessoas que não conseguirem agendar nesta etapa poderão se preparar para a campanha que o grupo vai realizar em 20 de março.



- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

FALTA DE ENERGIA
Fios caídos: moradores de bairro de Lucas do Rio Verde acusam Energisa de descaso após horas sem energia
março 07, 2021
Saúde
Deputado Silvio Fávero é entubado em UTI de hospital em Cuiabá neste domingo
março 07, 2021