As fortes chuvas que atingiram Várzea Grande, em Mato Grosso, neste domingo (27) provocaram alagamentos em vários bairros, deixando dezenas de famílias desabrigadas. Entre as áreas mais afetadas estão Alameda, Carrapicho, Cohab Santa Fé, Construmat e Joaquim Curvo.
O bairro Construmat foi o mais prejudicado, com casas invadidas pela água e prejuízos generalizados. Mesmo após ações de prevenção realizadas desde fevereiro, a intensidade do novo temporal superou as medidas emergenciais e causou estragos em pelo menos dez residências.
Somente algumas famílias aceitaram ser encaminhadas para o abrigo temporário organizado na Escola Municipal Apolônio Frutuoso da Silva. No local, a prefeitura disponibilizou colchões, cobertores, toalhas, travesseiros, refeições e transporte.
Moradores registraram em vídeos nas redes sociais a situação crítica. Em um deles, um homem aparece tomando banho no “rio” formado pela enxurrada na Avenida Governador Pedro Pedrossian, no bairro Jardim Aeroporto.
Equipes da prefeitura de Várzea Grande e do governo estadual formaram uma força-tarefa para atuar nos locais mais afetados. As ações incluem interdição de ruas para segurança da população e aceleração da limpeza das galerias pluviais para facilitar o escoamento da água.
A triagem dos desabrigados está sendo realizada no abrigo, com atendimento da Secretaria de Assistência Social para identificar necessidades específicas. Como reforço, o governo do Estado entregou 50 cobertores, 16 colchões, 10 cestas básicas e kits de higiene aos atingidos.
A Defesa Civil de Várzea Grande alerta para o risco de novas chuvas intensas, com previsão de até 50 mm por dia no início da semana. As autoridades destacam que a segurança e acolhimento dos moradores seguem como prioridade, enquanto planos de recuperação estão em elaboração para mitigar futuros danos.