Várzea Grande realiza hoje Corujão da Vacinação e divulga novo calendário de vacinação contra a Covid -19

Fonte: CENÁRIOMT

11 94 scaled

Mais uma vez, Várzea Grande inova e avança na prestação de serviço de vacinação contra a COVID-19 para a população da segunda maior cidade de Mato Grosso. Hoje, 19 de abril de 2021, será implantado o projeto piloto Corujão da Vacinação, que será realizado pela Administração Municipal em parceria com a Clínica Médica do Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG).

Com ampla área para trânsito, já que a vacinação será via Drive-Thru, onde as pessoas não descem dos veículos e ganha mais agilidade e eficiência, a parceria com a UNIVAG e com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso tem colocado Várzea Grande em destaque na vacinação contra a COVID-19.

Fora isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande divulgou novo calendário de vacinação, entre os dias 19 a 23 de abril, inclusive no feriado de Tiradentes, 21 de abril, para pessoas com 60 anos ou mais. A novidade do Corujão da Vacinação é para atender as pessoas que não podem comparecer aos horários praticados pela Secretaria Municipal de Saúde, que atende todos os dias da semana, de domingo a domingo, além de oportunizar horário diferenciado para quem trabalha o dia inteiro.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que é importante a descentralização das ações de vacina para dar vazão às doses que devem ser aplicadas nos grupos prioritários.

[Continua depois da Publicidade]

“No sábado (17), por exemplo, abrimos um ponto novo no Parque Berneck e, consecutivamente, no Centro Universitário UNIVAG. Nesta semana, vacinamos 6.315 pessoas na faixa etária dos 60 anos acima, com a primeira dose e segunda dose, com isto elevou o número de aplicações no município para 30.705 doses aplicadas ou 78,20% do total de doses recebidas do Ministério da Saúde que ainda continua com problemas de delayed (atraso) na alimentação dos dados quanto às vacinas entregues e aplicadas”, disse Gonçalo Barros.

Ele frisou que Várzea Grande mais uma vez inova e abre uma nova estratégia com o ‘Corujão da Vacinação’ e prepara em parceria com a Assembleia Legislativa, um novo ponto fixo no Jardim dos Estados, que funcionará ainda nesta semana. O calendário segue a remessa de doses repassadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, informando ainda que a população deve ficar atenta aos chamados da Saúde Municipal quanto a confirmação dos cadastros, as datas de vacina com horário e local e a chamada para a segunda dose. O tempo de intervalo de uma dose a outra depende do tipo de vacina que tomou: o intervalo da CoronaVac é de 14 a 28 dias da primeira para a segunda dose e a AstraZeneca – da Oxford – 90 dias.

Na quinta-feira, dia 22, no Centro Universitário UNIVAG, as pessoas que já vacinaram com a primeira dose da CoronaVac, no último dia 27 de março e, portanto, cumpriram o intervalo entre a primeira dose de até 28 dias, devem comparecer com a Carteira de Vacinação em mãos para receber a segunda dose, não necessitando de confirmação, já que o primeiro agendamento continua valendo.

No feriado do dia 21 de abril – Tiradentes – haverá vacinação no Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão’. Aos domingos, segue a vacinação dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção e que necessitam receber sua dose em casa.

Novo Calendário de Vacinação do dia 19 a 23 de abril, para idosos acima de 60 anos:

Segunda-feira (19): ‘Corujão da Vacinação’ em sistema drive-thru, no Centro Universitário Univag – das 16h às 22h.

Terça-feira (20): Ginásio Poliesportivo ‘Fiotão’- Ponto-fixo – das 8h às 16h.

Quarta-feira – Feriado de Tiradentes  (21): Ginásio Poliesportivo Fiotão – Ponto-fixo – das 8h às 16h.

Quinta-feira (22): Centro Universitário Univag – Drive-thru, no horário das 8h às 16h. Segunda dose da Coronavac – e primeira dose dos agendados e confirmados pela equipe de Vigilância em Saúde.

Sexta-feira (23): Jardim dos Estados – ponto fixo, das 8h às 16h.

Sábado (24): Centro Universitário Univag e Parque Berneck, das 8 às 16h, sistema drive-thru.

[Continua depois da Publicidade]

Domingo (25): Vacinação em domicílio dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção.