23.3 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 15 abril, 2021
InícioMATO GROSSOCUIABÁVacina escorre em braço de idosa durante aplicação e família faz denúncia...

Vacina escorre em braço de idosa durante aplicação e família faz denúncia em Mato Grosso

Por CENÁRIOMT COM INF. TV Centro América

A vacina contra a Covid-19 escorreu no braço da idosa de 83 anos, durante a aplicação da 2ª dose no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, no sistema drive thru. Um vídeo gravado pela família mostra a ação.

A filha registrou um boletim de ocorrência e encaminhou o documento e vídeo no site do Ministério Público e também para a ouvidoria da prefeitura.

“A enfermeira não rosqueou direito a seringa junto com a agulha e na hora da aplicação o liquido escorreu. Na hora eu fiquei muito nervosa muito apavorada não falei nada pra minha mãe. O que eu quero é ter minha mãe imunizada que isso não aconteça com outras pessoas”, ressaltou.

O setor de vacinação da Secretaria de Saúde de Cuiabá afirmou que essa foi a primeira vez que um caso como esse foi registrado.

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) informou que abriu, nesta segunda-feira (5), um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para investigar a denúncia de “negligência, imperícia e imprudência na vacinação de idosos contra a Covid-19 em Cuiabá”.

“Fica claro neste caso, que houve imperícia, negligência e imprudência por parte da profissional que foi filmada durante a aplicação, o que é previsto no artigo 45, do Código de Ética da profissão. Determinamos fiscalização imediata no local e procedemos com pedido de afastamento da profissional até que tudo seja apurado”, disse o presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, por meio da assessoria.

De acordo com o coordenador de programas estratégicos da SMS, Wellington Assunção Ferreira, a orientação é que a idosa espere pelo menos 30 dias para fazer um exame de Covid e só então se certificar se está ou não imunizada.

“Entendendo que ela já tomou a 1ª dose, somada com essa pequena quantidade injetada. O ideal é que faça a testagem, se caso der negativo, pode estar nos procurando”, orientou.

Cuiabá recebeu até o momento 107.237 doses. Desse total aplicou 58,7% o que corresponde a 62.975 doses. Foram 45.071 para 1ª dose e 17.904 para 2ª dose.

O Centro de Eventos do Pantanal está vacinando idosos de 70 a 74 anos com a 1ª dose e de 80 a 84 anos com 2ª dose no sistema drive thru.

Segundo o Wellington, em caso de dúvidas, desconfiança a orientação o paciente deve procurar a equipe de imunização.

“Vários outros casos de outras ordens vieram até nós para que nós prestássemos esclarecimentos. Estamos vendo pessoas desconfiadas vendo vários vídeos de outros lugares do brasil. quando vem até nós conseguimos sanar e tranquilizar as pessoas”, disse.

A família recebeu retorno da Secretaria de Saúde, que vai monitorar o caso. Também já enviou um formulário para o exame e se não estiver imunizada a idosa tomará a 3ª dose.


Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

NOVO DECRETO
Em vídeo, Miguel Vaz fala sobre novo decreto e pede atenção da sociedade para prevenção a covid-19
abril 15, 2021
GERAL
Moradora de Lucas do Rio Verde ganha R$ 10 mil no sorteio do Programa Nota MT
abril 15, 2021