23.1 C
Lucas do Rio Verde
sábado, 28 novembro, 2020
Início MATO GROSSO UTI Aérea de Mato Grosso completa 100 horas de voo

UTI Aérea de Mato Grosso completa 100 horas de voo

No total, até o momento, 27 pacientes foram atendidos
Por CenárioMT

Com mais de 36 mil quilômetros percorridos por 15 municípios de Mato Grosso, o transporte aeromédico do Governo do Estado atingiu a marca de 100 horas de voo, neste mês de novembro de 2020. A UTI Aérea também transportou pacientes aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. No total, até o momento, 27 pacientes foram atendidos.

O resultado foi alcançado após sete meses de implantação do serviço aeromédico próprio em Mato Grosso, fruto de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp-MT), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes, o serviço tem contribuído com o atendimento de saúde à população e com a economicidade.

“Tivemos importantes apoios prestados a quem precisa da UTI Aérea, e nossa intenção é ampliar esta capacidade. Estamos na iminência de receber mais duas aeronaves no mesmo porte até o final do ano e, com isso, poderemos superar esta marca”.

Entre as ações que marcaram o serviço, está o transporte de uma pessoa adulta em que houve a necessidade de reanimação cardiorrespiratória pulmonar, cujo voo garantiu a vida do paciente. Outro caso destacado é de um bebê indígena de quatro meses que, após tratamento cardiológico em Cuiabá, pôde retornar para a localidade de seus familiares. Dois integrantes da Força Nacional que se acidentaram durante operação de combate a incêndios no Pantanal também retornaram com a UTI Aérea às suas casas, no Rio de Janeiro.

“A UTI Aérea é um importante equipamento, que conta com empenho tanto da Segurança quanto da Saúde. Para nós a vida não tem preço, por isso somamos esforços para atender a sociedade cada vez melhor”, reforça o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Para o responsável pela implantação do serviço, tenente-coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, o serviço de transporte aeromédico “Voo Pela Vida” é uma política pública do Governo do Estado que garante assistência especializado ao cidadão mato-grossense residente nos locais mais longínquos do Estado.

O coordenador do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, destaca a importância da atividade para a sociedade. “Graças a esta parceria com a SES-MT, a população de Mato Grosso passou a contar com um serviço de qualidade a um custo menor, já que se trata de uma aeronave própria equipada”.

“É muito positivo que o Estado consiga oferecer, de forma independente, o transporte de UTI aérea para a população mato-grossense. São 100 horas de voo que beneficiam os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Por meio deste importante serviço, a gestão estadual amplia a capacidade de atendimento e possibilita uma maior resolutividade e melhor assistência em saúde pública”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Procedimentos adotados

Para a implantação do serviço, foram percorridas as fases de estudos e elaboração de projeto, aprovação, liberação de recursos por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apoiado pelo Ministério Público Estadual (MPE-MT), aquisição, importação e nacionalização da aeronave.

Na sequência, foi finalizado o processo de transferência, contratação de seguro e manutenção/revisão da aeronave recém-adquirida. Foram realizados ainda dois cursos ao longo deste ano para a capacitação da tripulação em transporte aeromédico com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Ciopaer e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT). As capacitações contaram ainda com auxílio de instrutores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que já têm expertise nesse serviço.

O Termo de Cooperação Técnica foi firmado em 2019 e renovado para 2020 e 2021.



© CenárioMThttps://www.cenariomt.com.br
CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal!
- Publicidade -

Últimas

Domingo de eleições será nublado e com temperatura próxima dos 40º C em Cuiabá

Neste domingo (29) de segundo turno das eleições municipais, Cuiabá tem apenas 5% de chances de chuva, de acordo com o Centro de Previsão...

Polícia Civil de Lucas do Rio Verde recebe agradecimento de casal vítima de roubo

A equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) recebeu o carinho especial de duas vítimas de roubo...

Homem que matou mulher e estuprou a filha dela de 11 anos é preso em Mato Grosso

O homem acusado de duplo estupro seguido de morte ocorrido na madrugada de segunda-feira (23.11) em Barra do Garças (509 km a leste de...

‘Surto de covid-19’ faz federação adiar partida entre Cuiabá e Luverdense

Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) decidiu adiar a partida entre Cuiabá e Luverdense, pelas quartas de final do Campeonato Estadual, marcada para acontecer entre...
Publicidade
x