28.7 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 25 fevereiro, 2021
Início MATO GROSSO Uso de copos descartáveis plásticos podem ser proibidos em eventos oficiais de...

Uso de copos descartáveis plásticos podem ser proibidos em eventos oficiais de Mato Grosso

Projeto de Lei proíbe a utilização de copos plásticos descartáveis em eventos oficiais ou que pertençam ao calendário oficial do Estado de Mato Grosso.
Por CENÁRIOMT

Estima-se que é consumido, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe).

No intuito de reduzir a poluição ambiental causada pelo excesso de material plástico no meio ambiente foi apresentado o Projeto de Lei nº 1017/20, de autoria do deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na qual, proíbe a utilização de copos plásticos descartáveis em eventos oficiais ou que pertençam ao calendário oficial do Estado de Mato Grosso.

Incluem-se dentro da proibição, os eventos patrocinados, incentivados ou que dependam de alguma cooperação do poder executivo. Os utensílios devem ser substituídos por similares de material biodegradável e/ou reutilizável a fim de permitir a reciclagem.

Na justificativa da propositura, o deputado informa de que forma essa lei pode beneficiar o Estado, com a intenção de redução da produção de lixo e promover educação ambiental, difundindo o conhecimento sobre o problema que os resíduos trazem ao planeta.

Paulo Araújo, lembra que o plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos rios do Estado e de forma abrangente nos oceanos do país. “De acordo com a ONU, o plástico representa 80% do lixo nos mares, causando a morte de diversas espécies marítimas, com todos esses dados, o consumo consciente é uma necessidade urgente”, finalizou Araújo.



Dayelle Ribeirohttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

EM BRASÍLIA
Lucas: Vereadores cumprem agenda em Brasília sobre infraestrutura e direitos humanos
fevereiro 25, 2021
AUDIÊNCIA PÚBLICA EM LUCAS
Audiência será momento para buscar esclarecimentos sobre aplicação de recursos para combate a covid-19
fevereiro 25, 2021