Unemat abre inscrições para curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural voltado a indígenas de Mato Grosso

Processo seletivo oferece 30 vagas para professores, gestores e técnicos indígenas da Rede Estadual. Inscrições gratuitas vão até 26 de janeiro.

Fonte: Seduc

Seduc

Professores, gestores educacionais e técnicos indígenas da Rede Estadual de Ensino já podem se inscrever no período letivo acadêmico de 2025 do curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Ao todo, são 30 vagas destinadas a indígenas que atuam como educadores nas escolas das comunidades, especificamente em turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Em toda a Rede Estadual, existem 70 escolas estaduais indígenas que atendem 43 etnias e mais de 12 mil estudantes de todas as regiões.

As inscrições gratuitas para o processo seletivo vão até as 23h59 do dia 26 de janeiro e serão realizadas somente via internet no endereço eletrônico www.vestibular.unemat.br.

Para efetuar a inscrição, é imprescindível que o candidato tenha o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Não será aceita a inscrição do candidato que não preencher o número de seu CPF, preenchê-lo incorretamente ou utilizar o número de CPF de terceiros.

Processo seletivo e critérios

O processo seletivo será de caráter eliminatório e classificatório e constará da avaliação da Carta de Intenção do candidato enviada no ato da inscrição.

Ocorrendo empate na classificação final, terá preferência o candidato que obtiver idade igual ou superior a 60 anos até o último dia de inscrição, conforme a Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003.

Início das aulas e impacto nas comunidades indígenas

O período letivo 2025/1 terá início no dia 10 de março de 2025. O curso busca garantir acesso à educação superior para aqueles que desempenham um papel fundamental na formação das futuras gerações nas comunidades indígenas.

Fonte: Seduc

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!