Três homens suspeitos de integrar uma facção criminosa foram presos em flagrante nesta quinta-feira (9), em Mato Grosso, pela Polícia Militar. A operação ocorreu após o homicídio de Max William Gomes da Silva, de 19 anos, executado a tiros no bairro Dner, em Cáceres (220 km de Cuiabá), conforme informou o 6º Batalhão da PM. A morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar no local do crime.
Prisões em flagrante e apreensões
De acordo com a PM, logo após o crime, as equipes intensificaram o patrulhamento e localizaram dois dos suspeitos trafegando de bicicleta pela Avenida Radial I, no bairro Rodeio. Durante a abordagem, um homem de 28 anos portava um revólver calibre 38 com seis munições intactas e dois celulares. O comparsa, de 32 anos, confessou envolvimento na execução e indicou o endereço do terceiro participante, um jovem de 18 anos residente no bairro Jardim Imperial.
O terceiro suspeito foi encontrado nos fundos da casa e seria um dos envolvidos em uma tentativa de homicídio registrada dois dias antes, na última terça-feira (7), também em Cáceres. No local, os militares apreenderam uma motocicleta Honda XRE, supostamente usada para dar apoio logístico ao grupo durante o crime.
Histórico criminal e ligação com facção
Conforme levantamento da Polícia Militar, os três detidos possuem passagens anteriores. Max William Gomes da Silva, a vítima, tinha registros por furto e por uma tentativa de homicídio. Já o suspeito de 18 anos é apontado em investigações como um dos autores do incêndio no pátio da Delegacia da Polícia Judiciária Civil em Vila Bela da Santíssima Trindade, além de envolvimento com o tráfico de drogas.
O homem de 32 anos possui antecedentes por tráfico ilícito de drogas, tortura mediante sequestro e cárcere privado, enquanto o de 28 anos já havia sido denunciado por tráfico. Todos foram encaminhados à Delegacia de Cáceres, onde o caso será investigado pela Polícia Civil. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa da PMMT em nota oficial.
Contexto da violência em Mato Grosso
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2024), o estado de Mato Grosso registrou aumento de 6,4% nos homicídios dolosos no último ano, com forte correlação entre os casos e a atuação de facções criminosas no interior. Cidades como Cáceres e Pontes e Lacerda têm sido apontadas como rotas estratégicas de tráfico de drogas, o que intensifica conflitos entre grupos rivais.
Denúncias e prevenção
A Polícia Militar reforçou que denúncias anônimas são fundamentais para coibir a atuação de facções no estado. Informações podem ser repassadas pelos números 190 ou 0800 065 3939. O sigilo da identidade do denunciante é garantido.
Esta reportagem foi elaborada com base em informações da Polícia Militar de Mato Grosso e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.