Uma descoberta paleontológica de tirar o fôlego acaba de ser feita em Chapada dos Guimarães, a 65 quilômetros de Cuiabá. Pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) revelaram a localização de novos e impressionantes fósseis de dinossauros, marcando um momento histórico para a paleontologia brasileira. O que mais impressiona é que este é o primeiro conjunto de ossos articulados ou semi-articulados encontrado em tão bom estado de conservação na região.
Segundo os pesquisadores, os fósseis podem pertencer a pelo menos dois dinossauros distintos. Um deles é um terópode, dinossauro carnívoro que caminhava sobre duas patas.
O outro é um saurópode, um gigante herbívoro de pescoço longo, semelhante aos Titanossauros que habitaram essa área há milhões de anos. Há ainda indícios de um terceiro animal, cuja espécie ainda não foi identificada. Fragmentos de um saurópode, dinossauro gigante de pescoço longo, comum no Cretáceo Superior no Brasil, também foram encontrados.

O material foi localizado no Distrito de Água Fria, em um sítio paleontológico que já era conhecido pelos pesquisadores desde 2018. No entanto, a dimensão da descoberta só foi revelada após escavações minuciosas e o uso de técnicas especializadas para a retirada dos fósseis, um processo que exige extremo cuidado para evitar qualquer dano ao material.
Esses achados prometem enriquecer muito o conhecimento sobre a vida pré-histórica em Mato Grosso e no Brasil, oferecendo uma janela para o passado distante de milhões de anos.