33.1 C
Lucas do Rio Verde
quinta-feira, 24 junho, 2021
InícioCENÁRIO POLÍTICOGOV-MTTécnicos do Indea participam de curso em Educação Sanitária

Técnicos do Indea participam de curso em Educação Sanitária

Técnicos do Indea participam de curso em Educação Sanitária
Por REDAÇÃO CENÁRIOMT

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) capacitou 46 servidores, entre engenheiros agrônomos e médicos veterinários, em Educação Sanitária e Comunicação em Saúde, realizado em Juscimeira (a 160km de Cuiabá), entre os dias 05 a 14 de novembro.

Três médicos veterinários do Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (Senasag), o serviço oficial de defesa agropecuária da Bolívia, também participaram do curso, e ainda receberam um exemplar do livro de “Registro da Comunicação de Suspeita de Doença SVO I”, como modelo para aplicarem na Bolívia.

Para a presidente do Indea, Daniella Bueno, as capacitações têm sido uma importante ferramenta para a preparação dos servidores na atuação no campo. “A constante qualificação dos nossos servidores é prioridade. Desde 2015, temos realizado diversos treinamentos voltados para todas as frentes de atuação do órgão. Para termos um serviço de defesa agropecuária de qualidade é fundamental que os servidores estejam preparados e atualizados, para terem segurança e efetividade nas ações”.

O curso de Educação Sanitária e Comunicação em Saúde teve objetivo de preparar os servidores para elaboração e execução de projetos voltados para a educação sanitária, junto aos produtores rurais e a comunidade como um todo. Entre os temas abordados estão Apresentação de Projetos Educativos voltados para Saúde Agropecuária, Correlações entre Epidemiologia e Educação Sanitária, Elaboração de meios educativos: visuais, audiovisuais e impressos, Práticas com o uso de meios de comunicação: TV e Rádio, Técnicas de Dinâmicas de Grupo envolvendo relações interpessoais, e outros.

Para o servidor da ULE de Juscimeira, Adson Fernando Tosta Sandim, a presença do Indea no município é muito importante para os produtores conhecerem a atuação do órgão. “A utilização do município como instrumento de trabalho no curso é importante porque obtemos dados para trabalharmos posteriormente no nosso município. Permite que tenhamos um diagnóstico da realidade no município para aplicarmos as ferramentas de maneira efetiva nos pontos que estão em deficiência ou até mesmo os pontos que os produtores querem que o Indea aborde”.

 

A servidora da ULE de Alto Garças, Viviane Marce Lourenço de Siqueira Pires, destaca que o curso é importante para preparar o servidor na atuação junto aos produtores. “Somos preparados e recebemos orientações para levarmos conteúdo de forma acessível a todos os produtores, de acordo com a necessidade de cada um. São técnicas que aprendemos e que nos ajudam a nesse trabalho junto aos produtores, levando informação e conhecimento”.

De acordo com a responsável pelo programa de Educação Sanitária e Cadastramento do Indea, Ana Beatriz de Castilho, o curso traz um outro olhar para essa relação entre o serviço de defesa agropecuária e o produtor. “São apresentados técnicas pedagógicas que preparam o técnico para um novo modelo de relação interpessoal, uma consciência de que precisa orientar o produtor e que também pode aprender com o produtor que é o nosso público-alvo.  Então temos mudança de comportamento e faz com que o produtor não se sinta apenas um usuário do sistema, mas sim, inserido na cadeia produtiva, e teremos então uma defesa sanitária mais robusta, com mais qualidade, uma defesa sanitária com inteligência, em parceria com o produtor”.

O curso foi realizado por meio de recurso via convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Rebeca Moraeshttps://www.cenariomt.com.br
Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso.
- Publicidade -

Últimas no CenárioMT

Lucas do Rio Verde

LUTO!
Lucas do Rio Verde registra mais dois óbitos por Covid-19
junho 24, 2021
Lucas do Rio Verde
Campanha de doação de sangue será realizada neste sábado (26) em Lucas do Rio Verde
junho 24, 2021